Pesquisadores destacam importância da Biblioteca

por admin publicado 24/01/2012 09h02, última modificação 17/11/2017 12h21

A biblioteca da Câmara Municipal de Marília tem um valioso trabalho de auxilio à pesquisa através da vasta fonte memorial que possui em fotos, vídeos, revistas, jornais e teses, que contam a história da cidade nos seus diversos aspectos. Com isso são inúmeros estudiosos que diariamente utilizam do serviço disponível, exemplo disso são os doutorandos Rodrigo Modesto Nascimento e Daniel Henrique Lopes.

Rodrigo Modesto é professor da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e aluno de doutorado da PUC/SP, sua tese é sobre os patrimônios tombados de Marília, já que defendeu no mestrado a história dos patrimônios do Oeste Paulista, tendo concluído que a cidade de Marília se destaca pelo valor de demanda aos patrimônios históricos, através da preservação e principalmente pelo trabalho da Comissão de Registros Históricos e da Biblioteca da Câmara. “constatei que Marília se destaca dentre todas do Oeste Paulista com relação à memória histórica de seus patrimônios, e isso me fez escolhe-la como tese, e a Biblioteca da Câmara é um espaço único, que disponibiliza um importante acervo proporcionando uma pesquisa qualificada e muito acessível, pois o material está muito bem preservado. Um serviço como este não existe nem dentro de universidades. Impressionante também é o trabalho da Comissão de Registros Históricos que realiza com minúcia a pesquisa sobre todo memorial arquitetônico e pessoal do Município”, destacou o pesquisador.

O outro pesquisador que também utiliza dos recursos da biblioteca da Casa de Leis, Daniel Lopes é professor da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) e aluno do doutorado do curso de Ciências Sociais da Unesp de Marília, sua tese aborda como a educação dos anos 90 contribuiu para a construção dos papéis de desigualdade entre homens e mulheres, para tanto o estudante necessita fazer levantamentos em jornais e revistas da época colhendo informações comportamentais que lhe de subsídios para a dissertação da tese. Tenho muita facilidade em conseguir o material que preciso para o avanço dos meus trabalhos acadêmicos através do material disponível na Biblioteca da Câmara, são relíquias que foram conservadas e que estão muito bem arquivadas, um acervo muito rico que não é visto com facilidade, são pouquíssimas cidades que podem contar com esse serviço que é disponibilizado aqui, somos privilegiados”, conclui Daniel.

Andréia Melo

MTB 39.373