Câmara apoia projeto da lavanderia comunitária

por admin publicado 25/04/2014 22h04, última modificação 17/11/2017 12h26

Um dos mais sólidos projetos sociais da zona sul recebeu um novo impulso. A lavanderia comunitária, que funciona na Associação de Moradores do Nova Marília, através da articulação da Câmara Municipal, recebeu 03 máquinas lavadoras/secadoras, doadas pelo Rotary Clube de Marília Leste e pela empresa Mariferro, solucionando um problema de muitos anos: a dificuldade de trabalhar no período de chuva.

Na tarde desta sexta-feira (25), os equipamentos foram apresentados aos vereadores, aos rotarianos, às lideranças comunitárias e à imprensa. Durante um café informal, onde foram servidos pães e roscas produzidos pela padaria artesanal da associação, foi exibido o resultado do trabalho de fomento aos projetos sociais da Assessoria de Relações Institucionais da Câmara Municipal, criada em maio de 2013 pelo presidente, engenheiro Luiz Eduardo Nardi.

“A Câmara Municipal não possui dotação orçamentária. Não existe disponibilidade. Acho que um dos papeis importantes do vereador é justamente poder estar em contato com a comunidade e ser um articulador não só junto à Prefeitura, como junto aos clubes de serviço e à iniciativa privada”, observou Nardi.

Ele agradeceu ao Rotary Marília Leste, representado por Antônio Caram (presidente), Rodolfo Bertolini e José Henrique Garcia, que adquiriu 02 máquinas. Também cumprimentou a empresa Mariferro pela doação da terceira lavadora/secadora ao projeto. Conforme disse, “ainda há muito que fazer, mas estamos no caminho certo, apoiando os projetos sociais nesta interlocução com empresas e clubes de serviço dispostos a colaborar com as boas causas em benefício da comunidade”.

Benção

A lavanderia comunitária e a panificadora artesanal são assistidas pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, cujo pároco, Luiz Eduardo Cardoso de Sá, compareceu para abençoar as máquinas. Ao final da cerimônia, o religioso disse que as doações “são um reconhecimento à seriedade do nosso trabalho. E onde há seriedade há a contrapartida, que é a colaboração”. Ele concluiu dizendo: “Rogo a Deus que conceda saúde, paz e alegria a todos vocês para que continuem com esse trabalho bonito realizado pelo Rotary e pela Câmara Municipal”.

Ligado à comunidade do Nova Marília, o vereador José Bássiga da Cruz afirmou que “é de fundamental importância esse trabalho que vem sendo desenvolvido através do presidente Nardi que tem feito o papel de procurar entidades e fazer aproximação com quem pode ajudar. A Lavanderia já faz um trabalho muito bom nesta região e esses equipamentos vêm contribuir para melhorar os projetos desenvolvidos para a comunidade”.

Por sua vez, o vereador José Expedito Capacete comentou que “são várias as famílias que dependem deste trabalho. Quero parabenizar o Rotary Marília Leste e a Mariferro por essa iniciativa de estar ajudando junto com a Câmara. Que a lavanderia possa continuar atendendo os marilienses e tenha geração de renda para as famílias”.

Na avaliação da coordenadora da lavanderia, Laudite Vieira, algumas semanas de funcionamento foram suficientes para comprovar a utilidade das máquinas: “Melhorou muito. Só de saber que podemos colocar a roupa na máquina e a roupa vai sair sequinha e limpinha, para nós foi de grande ajuda”, disse.

Atualmente, a lavanderia processa cerca de 500 quilos de roupa por semana. Antes das máquinas, todo o trabalho era manual, com uso de tanques e varais, o que impossibilitava o trabalho nos períodos de chuva. “Só temos que agradecer à Câmara, ao Rotary, à Mariferro e aos vereadores que nos ajudaram. Foi uma benção de Deus”, assinalou.

Ela disse que notou uma melhor utilização dos materiais de limpeza (sabão em pó e amaciante) por causa do dosador das máquinas que evita o excesso de consumo comum nos tanques em lavagens manuais. Atualmente, 09 mulheres trabalham na lavanderia comunitária recebendo, mensalmente, uma cesta básica e um salário mínimo com que mantém suas famílias.

Projetos

A assessora de Relações Institucionais da Câmara Municipal, jornalista Célia Ribeiro, informou que no primeiro ano de atividades foram realizados contatos com as entidades sociais, ONGs e lideranças comunitárias para elaboração de um “Banco de Projetos”. Conforme disse, “o mapeamento está quase finalizado. Com isso, poderemos entrar em contato com as empresas, clubes de serviço, instituições em geral, que desejem apoiar projetos sociais fazendo a interlocução para que os projetos saiam do papel”.

Ela contou ter participado de uma reunião na Associação Comercial e Industrial de Marília para apresentar a área de Relações Institucionais, acrescentando que “outras entidades de classe e empresas, que investem em projetos sociais, também serão visitadas. Seguindo a orientação do presidente Nardi, queremos aproximar quem deseja e tem recursos para investir em projetos sociais das entidades que trabalham arduamente em busca de apoiadores”.