30ª Noite dos Pioneiros encanta famílias contando povoação de Marília através do teatro e da dança

por admin publicado 27/04/2015 17h36, última modificação 17/11/2017 12h29
 Com diversas cenas teatrais que retrataram momentos da chegada dos imigrantes que contribuíram para a povoação de Marília e coreografias que reviveram os diversos momentos históricos dos 86 anos de emancipação política da cidade que tem nome de poesia, a 30ª Noite dos Pioneiros emocionou famílias e pessoas de todas as idades. Crianças, jovens, adultos e integrantes da terceira idade compareceram ao teatro do colégio Sagrado Coração de Jesus na última sexta-feira, dia 24. Durante duas horas o público teve entretenimento cultural de elevada qualidade e conteúdo histórico.

“Quero deixar uma mensagem de muita alegria, de muita gratidão a todos que puderam participar da 30ª Noite dos Pioneiros”, declarou o presidente da Câmara de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB). Organizada pela Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, presidida pelo vereador José Expedito Capacete (PDT), a Noite dos Pioneiros integra o calendário oficial do município e marca as comemorações do aniversário da cidade (celebrado em 4 de abril). “Acompanhamos o resgate da história de Marília, desde seu nascimento, contada de uma forma alegre e pontual. Cada imigrante, em sua origem, foi reverenciado através da dança, num espetáculo maravilhoso apresentado pelas academias de dança de Marília”, comentou o presidente do Poder Legislativo. As coreografias foram divididas em oito blocos e cada bloco abordou um aspecto da povoação de Marília em homenagem aos pioneiros da cidade. Desde os índios, passando pela chegada dos primeiros desbravadores e mostrando o progresso trazido pelo trem. A locomotiva, inclusive, foi responsável pelo transporte dos imigrantes e os números de danças enalteceram as influências de italianos, portugueses, japoneses, espanhóis, árabes, africanos e os migrantes do Nordeste. Ao final, um programa de rádio celebrou a influência das ondas sonoras na vida dos marilienses, com músicas e várias mensagens. “A 30ª Noite dos Pioneiros transmitiu as dificuldades que os pioneiros enfrentaram no início, no desbravamento, na chegada dos primeiros moradores, de modo que a nossa história seja preservada pelos mais jovens, que passam a ter a consciência de que a edificação da cidade foi com muito trabalho”, disse Herval Rosa Seabra. O presidente da Câmara lembrou que, quem não pôde comparecer ao espetáculo no teatro do Colégio Sagrado Coração, poderá acompanhar a 30ª Noite dos Pioneiros na íntegra através da TV Câmara (Canal 21 NET, Canal 21 Life e sinal digital aberto 61.3). “Ficamos felizes de vermos as famílias nesta noite, participando de um evento que tem a Câmara como importante elo entre a população e a história de Marília, história esta contada através da arte”, considerou.

O presidente da Comissão dos Registros Históricos, vereador José Expedito Capacete (PDT), parabenizou a todos e destacou a importância da Noite dos Pioneiros para preservar a memória da cidade de Marília. “É um evento tradicional, que integra o calendário oficial do município e que contou com o trabalho voluntário dos integrantes da Comissão dos Registros Históricos. Um trabalho que preserva a memória de nossa cidade”, destacou Capacete.

Os números da 30ª Noite dos Pioneiros foram interpretados pelos grupos de dança Cia Ballet Jovem de Marília, Estúdio Caroline Santiago, Escola Gisele Bastos Espaço de Dança, Jazz Bell, Pietra Lincah, Escola Livre de Artes de Marília, Academia Balleclau, Academia Suíte Quebra Nozes e Projeto Teatro da Cidade. A Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, presidida pelo vereador Capacete, é formada pelos membros Antônio Augusto Neto Filho (vice-presidente), Rosalina Tanuri Zaninotto (primeira-secretária), Antônio Martinelli, Ivan Evangelista Júnior, João de Almeida, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina de Resende Paoliello, Maria de Lourdes Marcerlino Machado, Paulo César Colombera, Sirley Guarezzi, Wilson Matos, Wilza Aurora Matos Teixeira e Márcia Farias (secretária executiva).