Câmara Municipal de Marília adquire novos equipamentos para proteção e guarda de acervos históricos
Visando preservar e melhorar o espaço da Biblioteca e da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília, foi autorizado pelo Presidente do Legislativo, vereador Luiz Eduardo Nardi, a compra e instalação de novos arquivos deslizantes, garantindo mais segurança e maior organização para o acervo.
“Com esta medida vamos assegurar a preservação de todo o material histórico e da memória de Marília, além do aproveitamento da área física, proporcionando mais espaço livre, ampliando em até 50% da área de circulação, e ganhando em praticidade com a centralização dos documentos”, explicou Wilza Matos, bibliotecária da Câmara Municipal.
Fabricado em aço de alta resistência e por rígidos processos produtivos, os armários possuem garantia de uma vida útil prolongada para os materiais armazenados. Esse tipo de armário é usado nas principais bibliotecas do Mundo, sendo uma forma eficaz e moderna de organização dos diferentes tipos de documentos como mapas, Cds, Dvds, microfilmes, fotografias, livros e jornais, permitindo o melhor acondicionamento e organização dos materiais, resultando em uma maior durabilidade dos exemplares.
O presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi destacou o valioso patrimônio que está sendo preservado com este procedimento. “Vimos à necessidade de modernizar o arquivamento destes materiais tão preciosos que possuímos, é um patrimônio histórico e cultural que são guardados em nossos arquivos da biblioteca e com a comissão de registros históricos, uma relíquia que deve ser preservada da melhor forma possível”.
Lembrando que os arquivos históricos e a biblioteca da Câmara deixam a disposição de toda população seu material para pesquisas e xerocópia, funcionando das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira, no prédio do Legislativo.