Câmara de Marília entrega certificados de Visitantes Ilustres para líderes de Higashiroshima

por admin publicado 27/10/2015 11h05, última modificação 17/11/2017 12h31
 O presidente da Câmara Municipal de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB) e os vereadores Marcos Rezende (PSD) e Silvio Harada (PR) entregaram na manhã desta terça-feira, dia 27, os certificados de Visitantes Ilustres para as autoridades de Higashiroshima, a cidade japonesa irmã de Marília. Os vereadores participaram da solenidade de recepção ao prefeito de Higashi, Yoshio Kurata, presidente da Câmara Municipal Mamoru Yamashita e chefe de gabinete do governo municipal da cidade japonesa, Fumihiko Sobiki no Paço Municipal. Na ocasião, uma muda de pau-brasil, a árvore que deu origem ao nome do Brasil, foi plantada no jardim da Prefeitura. Houve o descerramento de placa reforçando o elo entre as duas cidades.

“Desde 1981 Marília é cidade-irmã de Higashiroshima e, naquela ocasião, eu presidia a Câmara Municipal quando do decreto que selou esta importante amizade. Para Marília é fundamental esta visita e este intercâmbio com Higashiroshima tem sido muito bom para as duas cidades. A população tem ganhado muito e nós fazemos de tudo para que isso continue e se perpetue, que nós posamos num futuro breve ter novos convênios, novas parcerias e apoio, como sempre tivemos ao longo de todos estes anos de amizade”, avaliou o presidente da Câmara de Marília.

O Poder Legislativo presenteou o prefeito Yoshio Kurata com um acervo fotográfico que narra a trajetória de amizade entre as duas cidades. “Em 1981, juntamente com o prefeito da época Theobaldo de Oliveira Lyrio, nós firmamos este tratado de amizade e isto vem perdurando até hoje com os prefeitos que passaram pelas administrações de Marília e de Higashi. Hoje tivemos a oportunidade de entregar para as autoridades japonesas algumas fotos que marcaram estes mais de 30 anos de amizade. É um registro que eles vão levar para o Japão e, com certeza, vão apresentar aos cidadãos japoneses esta convivência com a população de Marília”, comentou Seabra.

O presidente da Câmara de Higashiroshima, Mamoru Yamashita, concedeu entrevista ao lado do presidente Herval Rosa Seabra e teve como intérprete o jornalista de Marília, Fernando Andrade. Yamashita, que é do mesmo partido do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, informou que o Poder Legislativo da cidade-irmã de Marília é formado por 30 vereadores. Lá não existe limite para reeleição de parlamentar e o principal desafio de seu município é o envelhecimento da população. “Gostei muito de Marília e fiquei feliz em poder conhecer o senhor Seabra, presidente da Câmara. Em nossa cidade trabalhamos junto com o prefeito Yoshio Kurata”, comentou. O vereador de Higashiroshima salientou que o Poder Legislativo de lá não possui emissora legislativa e que, ao conhecer a TV Câmara, identificou uma novidade que pretende apresentar para seus colegas de Legislativo.

O vice-presidente da Câmara de Marília, Marcos Rezende, observou que a comunidade japonesa na cidade tem papel essencial no desenvolvimento do município, responsável tanto por grandes empresas, quanto por grandes homens e mulheres que contribuem para o aperfeiçoamento constante. “Esta amizade com Higashiroshima demonstra o quanto podemos aprender com os nossos irmãos japoneses e o quanto somo gratos por tudo que o Japão fez e faz pela nossa gente. Seja no campo cultural, empresarial ou no intercâmbio tecnológico”, destacou o vice-presidente do Poder Legislativo.

O vereador Silvio Harada, representante da comunidade nipônica na Câmara de Marília, considerou a recepção e as homenagens às autoridades japonesas momentos históricos. “Ficamos honrados com esta visita, principalmente porque podemos contemplar esta valiosa amizade”, frisou.