Medida de trânsito é divulgada por Herval Seabra

por admin publicado 28/05/2013 19h57, última modificação 17/11/2017 12h23
O vereador Herval Rosa Seabra, solicitou ao CONTRAN - Conselho Nacional de Trânsito, informações sobre a obrigatoriedade do uso de Simulador de Direção Veicular em todos os centros de formação de condutores (Auto Escolas) do país. Também pediu informações a partir de qual data será efetivamente implementada esta obrigatoriedade e como será, na prática, o desenvolvimento dessa medida, ou seja, de quem será a responsabilidade, desde a implantação do referido sistema.

“Esta medida tem como objetivo utilizar a tecnologia para qualificar a formação de novos condutores e, consequentemente, a busca por maior segurança no trânsito” informou Herval. Que também salientou que a medida vai conscientizar os motoristas sobre a necessidade de cumprir as regras no trânsito, podendo reduzir pela metade o número de mortes no trânsito, sendo um instrumento que qualificará o treinamento dos novos motoristas, “os novos motoristas depois de ter passado por um simulador de trânsito enfrentará as aulas práticas com muito mais segurança” lembrou.

Para a implantação de um simulador nas auto escolas, será necessário alterações na resolução do Contran nº168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores automotores  e elétricos, e na resolução Contran nº358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos a condutores. Segundo pesquisa realizada nos Estados Unidos ficou comprovada que o uso do simulador pode reduzir pela metade o numero de acidentes.


Assessoria