Equipe de canal legislativo de Bauru participa de treinamento em Marília e reforça integração da rede Astral
Equipe técnica da TV Câmara de Bauru participou de treinamento nesta semana ministrado por técnicos e profissionais da TV Câmara de Marília, informou o diretor de comunicações do Poder Legislativo de Marília, Cido de Almeida. Recentemente eleito tesoureiro da rede Astral, a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas, Cido de Almeida ressaltou que o momento de integração entre os canais legislativos fortalece o princípio democrático da informação. “A grande importância deste momento é a integração que existe entre as redes legislativas. O Marcelo Malacrida de Morais, diretor da TV Câmara de Bauru, por exemplo, eu o conheço desde quando se começou a intenção de se implantar a TV no sinal aberto”, ressaltou. Os técnicos da TV Câmara de Bauru que participaram de capacitação em Marília eram liderados por Malacrida, que ressaltou o elevado nível técnico que possui a TV Câmara de Marília. Ele informou que no próximo dia 1º de agosto a emissora legislativa de Bauru completará 16 anos de existência. “Transmitimos, a partir do plenário, além das sessões todas as audiências públicas ao vivo, todas as sessões e reuniões, no plenário, são transmitidas ao vivo. Além disso, a TV produz programa de entrevistas, programas especiais, documentários e reportagens especiais. Produzimos programas relacionados à música, cultura e educação”, contextualizou. Ele informou que a emissora de Bauru adquiriu recentemente um equipamento que a TV Câmara de Marília já possui e seria necessária uma capacitação para editores e operadores. “A TV Câmara de Marília está muito bem servida, principalmente neste processo de reestruturação que está sendo conduzido pelo diretor Cido de Almeida nos últimos anos, ajudado pelo engenheiro Luiz Gustavo Lopes. Sou de televisão, vejo estes equipamentos da TV em operação, montados da forma como estão montados, e posso afirmar que está muito bom”, comentou.
Rádio legislativa em Marília
Bauru e Cuiabá são as únicas cidades do Brasil a possuir rádios legislativas, informou Malacrida. A programação da emissora segue o princípio de levar a informação integral à população, mas opera como se fosse uma filiada da rádio Câmara de Brasília. “Temos espaços na programação que podemos usar para a produção de conteúdo local. Mas ainda não estamos produzindo conteúdo local. A rádio legislativa de Bauru está no ar desde o dia 5 de março e estamos desenvolvendo processo interno para que possamos contratar profissionais e criar uma estrutura interna para que possamos produzir conteúdo local”, detalhou o diretor de Bauru. Segundo informou o diretor da TV Câmara de Marília, Cido de Almeida, o presidente do Poder Legislativo de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB), tem o conhecimento da tramitação no Ministério das Comunicações do processo de consignação, em breve, a Câmara de Marília possa contar com uma emissora de rádio legislativa, aos moldes de Bauru.
“Marília é a primeira TV na rede legislativa em HD e com equipamentos avançados, por isso recebemos a visita de técnicos de Bauru que acabaram de adquirir um equipamento similar ao nosso. Por exigência do Ministério das Comunicações, contamos com um engenheiro de telecomunicações e isso é muito bom, porque passamos a contar com todo este suporte técnico. Eles já estão com a rádio legislativa FM funcionamento. Daqui uns dias, é nós aqui da Câmara de Marília que iremos lá em Bauru para aprendermos operar a rádio legislativa, pois a de Marília está prestes de sair e implantar”.
Em menos de 30 dias, esta foi a segunda visita técnica de representantes de um canal legislativo à TV Câmara de Marília. Anteriormente, a TV Câmara havia recebido visita de diretores da TV Câmara de São José do Rio Preto.