34ª Noite dos Pioneiros presta homenagem aos primeiros fotógrafos de Marília nesta 5ª

por Ramon publicado 12/06/2019 17h30, última modificação 13/06/2019 16h07
Imagens de Kazuo Teranishi, João Baptista, Manoel Joaquim Pires, Dib Lutfi, Sebastião de Carvalho Leme, Dorival Muzzi, Carlos Muzzi e Washington Muzzi vão ilustrar espetáculo no Teatro Municipal de Marília

34ª Noite dos Pioneiros acontece às 20 horas desta quinta, dia 13

A Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, presidida pelo vereador Cícero do Ceasa (PV), promove nesta quinta-feira, dia 13, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’ a 34ª Noite dos Pioneiros. O evento, que integra as celebrações dos 90 anos de emancipação política de Marília – completados em 4 de abril deste ano, enaltecerá os primeiros fotógrafos da cidade. Durante o espetáculo, imagens captadas por Washington, Carlos e Dorival Muzzi, Sebastião de Carvalho Leme, Dib Lutfi, Manoel Joaquim Pires, João Baptista e Kazuo Teranishi vão ilustrar os números artísticos da noite.

“O que seria da memória sem os fotógrafos? Graças a eles temos os acervos públicos e pessoais e a partir destas imagens reconstruímos nossa história. Muitos deles anônimos, hoje já falecidos, mas todos foram verdadeiros heróis, pois não contavam com a tecnologia e as facilidades de hoje, como as fotos digitais e os programas de tratamento de imagens. Tudo era artesanal, os custos eram altos. Sem eles e os registros fotográficos que deixaram, arquitetura e as paisagens urbanas que sofreram transformações estariam esquecidas. São as fotografias as únicas imagens que restam daquilo que sofreu tantas mudanças na maneira como foram vistos e retratados, como ruas, praças, edifícios e esquinas. Graças a eles temos os acervos públicos e pessoais e a partir destas imagens reconstruímos nossa história”, informou a Comissão dos Registros Históricos. Presidida pelo vereador Cícero do Ceasa, a comissão é formada pelos membros Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Ivan Evangelista Júnior, José Luiz de Oliveira Lyrio, Wilson Novaes Matos, Antônio Martinelli, Paulo César Colombera, Sirley Guarezzi, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Wilza Aurora Matos Teixeira, Lourdes Marcelino Machado e Carla Farinazzi. São membros honorários a escritora Rosalina Tanuri Zaninotto e João de Almeida.

A 34ª Noite dos Pioneiros contará com as apresentações das seguintes entidades e artistas: Universidade Aberta da Terceira Idade, Escola de Dança Pietra Lincah, Teatro da Cidade, Elias Gattaz, Apae de Marília Companhia Teatral Nua e Crua, Glória Jerônimo, Cristina Geabra, Marília Pedrosa Marega, Ana Paula Cordeiro, Márcio Martins, Juliana Cremasco, Raquel Rocha de Oliveira, Sandra Capeloza e o compositor Fe Rosseti. O tema da Noite dos Pioneiros será ‘Marília através dos seus fotógrafos’. A entrada é franca.