Câmara de Marília e Comissão dos Registros Históricos promovem 33ª Noite dos Pioneiros

por Ramon publicado 25/04/2018 16h55, última modificação 25/04/2018 16h56
Atração especial integra as comemorações alusivas ao 89º aniversário do município de Marília e acontecerá no Teatro Municipal nesta sexta-feira

“É uma noite importante para a cidade porque resgata as festas e as tradições”, explicou o integrante da Comissão dos Registros Históricos da Câmara e Cidade de Marília, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, sobre a 33ª edição da Noite dos Pioneiros, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 27, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello.

O tema deste ano será ‘Marília, feitos e festas’, inspirado em livro homônimo da escritora Rosalina Tanuri, ex-secretária municipal da Cultura e integrante da Comissão dos Registros Históricos de Marília. Atualmente os Registros Históricos têm na presidência o vereador Evandro Galete (Podemos). Durante a Sessão Ordinária de segunda-feira, dia 23, Galete pediu a palavra em plenário para convidar os colegas vereadores, a presidência do Legislativo, toda a Mesa-Diretora e a comunidade para o espetáculo desta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal.

“Nesta noite iremos trazer à baila as festas que aconteciam”, contextualizou a integrante da comissão, Cristina Paoliello. A obra ‘Marília, feitos e festas’, de Rosalina Tanuri, reúne diversas crônicas publicadas pela imprensa mariliense ao longo de décadas de atividade intelectual.

“Iremos representar fragmentos de nossa cidade a partir do olhar da nossa queridíssima historiadora Rosalina Tanuri”, observou Sirley Guarezzi, membro da Comissão dos Registros Históricos. O livro de Tanuri relata os movimentos culturais, atividades de entretenimento e até as manifestações folclóricas realizadas em Marília e pelas pessoas da cidade a partir da década de 1940. Entre as manifestações estão desfiles, feira de ciências, manifestações do esporte, festas juninas nos bairros e espetáculos. Outros feitos populares persistem até os dias de hoje, como as realizações culturais da comunidade japonesa e a folia de reis, presente nos bairros rurais.

A 33ª Noite dos Pioneiros tem entrada franca e será promovida a partir das 20 horas o Teatro Municipal, no centro da cidade. O evento integra a programação dos 89 anos de Marília e tem o apoio do Poder Legislativo.

Confira a matéria produzida pela emissora legislativa TV Câmara: