Câmara de Marília realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

por Ramon publicado 07/03/2019 20h15, última modificação 08/03/2019 17h29
Treze mulheres vão receber congratulações durante solenidade que contará com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara
Câmara de Marília realiza sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

A sessão solene em homenagem às mulheres está prevista para começar às 20 horas desta sexta-feira, dia 8, data do Dia Internacional da Mulher.

A Câmara Municipal de Marília realiza nesta sexta-feira, dia 8 de março, a partir das 20 horas, sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A cerimônia acontece em virtude de solicitação contida em correspondência do vereador e vice-presidente do Poder Legislativo, Cícero do Ceasa (PV) e contará com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara de Marília. Na oportunidade, serão homenageadas Célia Ribeiro, Cláudia Marin Pereira Castelazi, Irmã Gertrudes Pereira, Jacqueline de Oliveira Lopes Menin, Maria Alice Moura Gregório, Maria de Pilar Vega Tachibana, Maria Divina Faleiros, Maria Eugênia de Souza Balduíno, Milca Duarte dos Santos Cruz, Nayara de Fátima Mazzini Ferrari, doutora Paloma Aparecida Libânio Nunes, Rosana Maria da Silva Almeida e Rosana Mariusso. A homenageada Célia Ribeiro é jornalista, nascida em Garça, iniciou sua carreira no extinto jornal Correio de Marília. Possui quase 40 anos de profissão, atuando na imprensa e em assessoria de comunicação de grandes empresas e corporações. Atualmente é executiva do Grupo Calcular e Porter Portaria Remota e assessora de imprensa na Maternidade Gota de Leite, além de docente técnica na escola Senac.

Cláudia Marin Pereira Castelazi, tem dois filhos (Mateus, de 11 anos, e Beatriz, de 3 anos). O mais velho, Mateus, com apenas 39 dias de vida passou a sofrer crises convulsivas, sendo diagnosticada com Síndrome de West. Com o intuito de aliviar a angústia do filho, Cláudia Castelazi criou em 2014 o grupo Anjos Guerreiros. A partir deste grupo, muitas famílias especiais entenderam que não estão sozinhas e que podem ajudar e serem ajudadas. Agora em 2019, Cláudia conseguiu mais uma vitória na Justiça: a liberação da compra de sementes e cultivo de medicação derivada do óleo da planta Cannabis sativa. Nascida em Avaí, Irmã Gertrudes foi batizada Dirce Pereira e ficou órfão aos três anos, sendo criada pelos avós maternos junto com a irmã caçula. No ano de 1954, aos 23 anos, passou a conviver com as religiosas apóstolas do Sagrado Coração. Desde então, se dedica ao próximo e até hoje continua sua incansável jornada contribuindo com a comunidade de Marília. Maria Alice Moura Gregório, nascida em Marília, lecionou na Educação Municipal e há mais de 10 anos participa da pastoral na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima como ministra da eucaristia e leitora. É voluntária da Associação de Combate ao Câncer (ACC) e Grupo de Apoio à Criança com Câncer e Hemopatias (GACCH). Nascida em Presidente Prudente, Maria de Pilar Vega Tachibana trabalha como secretária na Pilar Representações, tem três filhos, cinco netos e é voluntária em diversas instituições filantrópicas da cidade de Marília.

Natural de Marília, Maria Divina Faleiros por oito anos consecutivos integrou a Pastoral da Saúde da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, realizando visita a acamados e doentes. Atualmente participa da Pastoral de Rua, na comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, levando alimento aos moradores de rua das mais variadas regiões de Marília. Maria Eugênia de Souza Balduíno tem dois filhos e há 26 anos trabalha com auxiliar de enfermagem. São 13 anos de trabalho na UTI (unidade de terapia intensiva) do Hospital das Clínicas e por cinco vezes foi eleita integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Nayara de Fátima Mazini Ferrari é enfermeira formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), articuladora de Saúde Mental do Departamento Regional de Saúde IX de Marília. Atuou no Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência e Comus, contribuiu no Plano Diretor de Turismo e participa da ONG Origem (Associação Ambientalista de Marília) e no ativismo para ciclomobilidade urbana, acessibilidade e sustentabilidade.

Formada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema), doutora Paloma Aparecida Libânio Nunes é especialista em Medicina da Família, Medicina do Trabalho e atualmente é superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, o HC. Como superintendente do HC Famema, doutora Paloma Nunes alcançou várias conquistas que beneficiaram a instituição, funcionários e a população. Mãe de 11 filhos e natural de Gameleira, no Pernambuco, Rosana Maria da Silva Almeida é funcionária pública há quase 30 anos, exercendo a profissão de gari. Rosana será uma das 13 homenageadas da cerimônia. Natural de São José do Rio Preto, Rosana Mariusso mudou-se para Marília em 1983 e começou a trabalhar ainda na adolescência, aos 14 anos. Nascida em Maceió, Alagoas, Milca Duarte dos Santos Cruz chegou em Marília no ano de 2007 e desde então vem se dedicando aos serviços humanitários, inclusive no tratamento de pessoas dependentes químicas. Coopera com a reinserção social e resgate da estrutura familiar, através da ONG comunidade terapêutica Amanhecer, casa especializada em cuidados e recuperação de dependentes químicos.

A sessão solene em homenagem às mulheres está prevista para começar às 20 horas desta sexta-feira, dia 8, data do Dia Internacional da Mulher.