Câmara aprova pedido do Vereador Danilo da Saúde para redução de horário dos agentes da saúde

por Ramon publicado 27/09/2019 14h05, última modificação 27/09/2019 14h03
“A redução da carga horária dos agentes para 6 horas é uma luta histórica da categoria", destacou o parlamentar municipal

Foi aprovado por unanimidade na última sessão da câmara de Marília, o requerimento 1271/2019 de autoria do vereador Danilo da Saúde PSB, que solicita providências para redução da carga horário dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias para 6 horas ininterruptas. Entre as justificativas apresentadas pelo vereador Danilo da Saúde, está o alerta da defesa civil do Estado de São Paulo sobre os riscos da exposição intensa ao sol e ao calor, e o decreto publicado pelo prefeito autorizando a realização de expediente de 6 horas ininterruptas nas repartições públicas municipais. “A redução da carga horária dos agentes para 6 horas é uma luta histórica da categoria. O trabalho realizado de forma ininterrupta facilita o deslocamento dos agentes nos bairros, otimiza o cumprimento das metas estabelecidas e protege os profissionais que ficam expostos ao sol e ao calor. Muitos já sofrem com doenças de pele e até câncer devido à exposição ao sol” informou o vereador Danilo da Saúde.

Representantes de diversas unidades de saúde estiveram presentes durante a sessão da câmara para apoiar a iniciativa do vereador Danilo da Saúde, além da diretoria do sindicato estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, que também protocolaram pedidos para redução da carga horária. Após a aprovação pela câmara, o requerimento segue para manifestação do prefeito, que tem 15 dias de prazo para enviar resposta à câmara. “Esperamos que no máximo até a semana que vem, o prefeito reúna sua equipe e tome as providências necessárias para o cumprimento do nosso pedido, que foi aprovado pela câmara por unanimidade. Os Agentes realizam trabalho de extrema importância para a cidade e precisam ser valorizados”, disse o vereador Danilo da Saúde, autor do requerimento que pede a redução da carga horária.

O pedido do vereador Danilo da Saúde para adequação do horário de expediente dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias, foi aprovado em momento que antecede o verão, período mais quente do ano, quando os profissionais ficam mais vulneráveis aos riscos da exposição ao sol. “Vivemos tempos difíceis, com a falta de valorização dos servidores, muitas unidades de saúde com estrutura precária e falta de recursos para atendimento. Mesmo com todas as dificuldades, as equipes de saúde se dedicam e ajudam a acolher nossa população de forma humanizada. Sou servidor público da saúde à 20 anos e desde que entrei acompanho o dia-a-dia do trabalho dos agentes, sou testemunha da importância desse trabalho para a população e da necessidade de valorizar esses profissionais,” concluiu o vereador Danilo da Saúde.