Comissão Especial de vereadores busca solução para impasse entre Unimed e Servidores Municipais

por Norton Emerson publicado 23/11/2017 10h38, última modificação 23/11/2017 10h38
Danilo da Saúde (PSB) e Marcos Rezende (PSD) procuraram a diretoria da cooperativa de saúde para formalizarem proposta de ajuste

Vereador Danilo da Saúde, um dos mebros da comissão de vereadores que busca solução para impasse entre Unimed e servidores municipais

A Comissão Especial, formada pelos vereadores Danilo da Saúde, José Luiz Queiroz (PSDB) e Marcos Rezende, se reuniu na tarde desta quarta-feira,22, com o gerente geral da Unimed, André Luiz da Silva, para dar continuidade às negociações do plano de saúde dos servidores municipais, iniciadas na segunda feira, 20, durante a sessão da câmara.

Como o vereador José Luiz, que é também, relator da CPI do Ipremm, estava acompanhando as oitivas, apenas Danilo e Rezende compareceram à reunião.

Os vereadores entregaram, ao gerente da Unimed, um pedido formal de prorrogação de prazo para a adesão dos servidores, ao novo plano.

O pedido, segundo André Silva, será analisado e respondido, ainda hoje (quinta-feira, 23) pela diretoria da cooperativa.

O vereador Danilo da Saúde, explicou que o reajuste de preço dos planos dos servidores também foi discutido.

“De forma bastante resumida, pedimos a Unimed para fazer algum ajuste para amenizar a situação dos servidores que tiveram maior impacto (a partir dos 59 anos). Uma das possibilidades seria diluir o impacto dessa faixa nas demais, pois, em algumas idades, houve redução do valor e devido à grande quantidade de pessoas nessas faixas, não teria aumento significativo, mas ajudaria amenizar bastante a situação dos mais idosos”.

Apesar de toda a argumentação dos vereadores, o representante da Unimed informou que não pode descumprir o que está estabelecido no edital e que os valores de tabela foram licitados e não podem ser alterados.

“Eles estão cumprindo o que foi proposto no edital. Infelizmente não foi permitido a câmara opinar nessa fase, e tampouco foi avaliado o impacto que seria causado, restando apenas buscarmos alguma possibilidade com a situação já concluída. Mas mesmo assim, a Unimed apresentou uma possibilidade. A questão da dívida que eles têm, uma vez que o contrato emergencial que a câmara aprovou não foi realizado pela prefeitura, ficando o município desde fevereiro sem pagar a parte patronal, gerando um passivo de aproximadamente R$ 5 milhões, o que tem inclusive colocado a Unimed em situação de risco perante a Agência Nacional de Saúde (ANS) devido ao comprometimento do fundo de reserva da cooperativa”, afirmou Danilo.

Uma nova reunião, entre a equipe econômica e jurídica da prefeitura de Marília e representantes da Unimed está agendada para a próxima segunda-feira, 27, para que a proposta de auxílio do poder executivo no saneamento desta dívida seja analisada.

Em contrapartida, a Unimed se comprometeria em apresentar uma proposta de redução de valores, na faixa etária mais afetada - acima dos 59 anos – dos servidores.

Sobre o Departamento de Água e esgoto de Marília (Daem), o vereador ressaltou que o gerente geral da Unimed confirmou que a mesma proposta que será apresentada à Prefeitura, foi feita à diretoria da autarquia, que a recusou.

Leia, na íntegra, o ofício da Comissão de Vereadores à diretoria da Unimed

“Ilustríssimo Senhor Dr. Cleber Gustavo Rotoli Baldelin, Presidente da Cooperativa Unimed Marília

Considerando as manifestações e dificuldades apresentadas por servidores municipais para adesão ao novo plano de saúde licitado pela Prefeitura de Marília, em especial a majoração de valores e alterações das condições contratadas anteriormente;

Considerando a audiência realizada na sessão camarária no dia 20 de novembro de 2017, onde representantes da Unimed Marília, vencedores do processo licitatório, apresentaram esclarecimentos sobre a adesão e as condições do novo plano de assistência à saúde dos servidores;

E considerando a comissão de vereadores criada pela Presidência da Câmara para acompanhamento do processo, que protocolou pedido de providências urgentes ao chefe do executivo para amparar os servidores com maiores dificuldades;

Servimo-nos do presente para solicitar a Vossa Senhoria, a prorrogação do prazo para adesão ao novo plano, com previsão de encerramento no dia 25 de novembro próximo, para melhor atendimento das necessidades dos servidores.

Sem mais para o momento, aproveitando a oportunidade para renovar os nossos protestos de elevada estima e distinta consideração. ”

Assinam o documento, os vereadores da comissão, Danilo Bigeschi, José Luiz Queiroz e Marcos Rezende.