Damasceno defende posição definitiva para evitar cobrança de pedágio da Vila Bela

por Ramon publicado 16/07/2018 10h45, última modificação 16/07/2018 11h22
Reunião com moradores do bairro que acabou ‘ilhado’ e sofrerá cobrança na rodovia SP-333 teve os vereadores Marcos Rezende e Cícero do Ceasa

“Será definitivo: ou os moradores vão ter a isenção, através do cartão de isenção chamado de bypass, ou, então a vicinal será desbloqueada”, sustentou o presidente Damasceno

Os moradores do bairro Vila Bela, Fazenda do Estado e Centro Mesquita tiveram a garantia do presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), de que ou a agência reguladora das concessões estaduais em rodovias permite isenção para a cobrança do pedágio na SP-333 ou a estrada vicinal que assegurava rota alternativa para evitar a praça de cobrança será desbloqueada. “Teremos dentro dos próximos dias uma posição definitiva”, assegurou o presidente do Legislativo de Marília. Damasceno liderou a reunião na tarde do último sábado, dia 14, realizada numa das mais de 200 propriedades que formam o Vila Bela. Participaram mais de 70 moradores do bairro que, embora localizado na zona rural de Marília (a 18 quilômetros do perímetro urbano) é considerado território de expansão urbana e, portanto, sofre cobrança de imposto territorial. O encontro teve as presenças dos vereadores Marcos Rezende (PSD) e Cícero do Ceasa (PV), além do secretário municipal de Administração Municipal, Ricardo Mustafá, o Ricardinho Mustafá como é mais conhecido. Os moradores vêm exigindo uma saída para a isenção da cobrança de pedágio, que estava prevista para começar dentro dos próximos dias, mas por uma decisão judicial da Justiça Federal, o início das operações da praça acabou adiado. Atualmente, conforme levantamento elaborado pela comissão de moradores que vem se reunindo com a administração municipal e Legislativo de Marília, 106 famílias convivem no bairro, sendo que 67 destas famílias moram no Vila Bela. Destas, 50 possuem filhos matriculados nas escolas do perímetro urbano e quase todas as 67 famílias moradoras dependem do posto de saúde localizado em Dirceu. Após medida municipal, estrada vicinal que dava acesso ao distrito e ao Município precisou ser bloqueada. Para os moradores, a vicinal não se trata de uma rota de fuga da praça do pedágio, mas sim uma rota alternativa para acesso aos serviços públicos e essenciais disponíveis no distrito rural mais próximo.

Durante o encontro, o vereador Cícero do Ceasa observou que as famílias estão amparadas pelo Poder Legislativo e que todos os vereadores estarão buscando a solução do problema apresentado. Damasceno citou que o deputado estadual Ricardo Madalena (PR), de Santa Cruz do Rio Pardo, está sensível à causa do Vila Bela e que colocou seu mandato à disposição de Marília para encontrar a solução mais apropriada junto à Artesp. Rezende, então, ligou para Madalena que, prontamente, atendeu a ligação. A chamada foi colocada no viva-voz, a partir do celular de Rezende, e os moradores do Vila Bela puderam dialogar com o deputado estadual. Rezende lembrou que, após consenso do Legislativo com o Executivo, através do prefeito Daniel Alonso, em não se encontrando uma alternativa para isentar os moradores do pedágio, a vicinal poderia ser desbloqueada, mediante revogação da Lei Municipal.

Comitiva formada por representantes das comunidades afetadas pela cobrança de pedágio – além do Vila Bela, Centro Mesquita e Fazenda do Estado vão ter que desembolsar a tarifa para percorrer pouquíssimos quilômetros nas pistas concessionadas – irá acompanhar os vereadores e o deputado Madalena no encontro em São Paulo, na Artesp. “Será definitivo: ou os moradores vão ter a isenção, através do cartão de isenção chamado de bypass, ou, então a vicinal será desbloqueada”, sustentou o presidente.