Danilo da Saúde enaltece trabalhadores da saúde e critica falta de estrutura na rede municipal

por Ramon publicado 13/05/2020 16h35, última modificação 13/05/2020 16h35
“Faltam itens básicos para o atendimento da população”, denuncia vereador e 2º-vice-presidente do Poder Legislativo de Marília

O vereador Danilo da Saúde (PSB) manifestou apoio e parabenizou os trabalhadores da saúde que estão empenhados no combate à pandemia do coronavírus. O edil lamentou a falta de estrutura e organização da Rede Municipal de Saúde. “Mesmo com todo esforço e dedicação dos profissionais da saúde, faltam itens básicos para o atendimento da população. Tenho acompanhado o trabalho e a dedicação dos profissionais nas unidades de saúde da Prefeitura e infelizmente a situação é muito precária. Os recursos estaduais e federais enviados para o combate ao coronavírus não chegaram nos serviços de saúde. Os profissionais da saúde vivem um verdadeiro drama, não têm retaguarda da gestão, estão sobrecarregados e expostos à contaminação com a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Para se ter uma ideia, faltam até termômetros para verificação de febre e medicamentos básicos”, disse Danilo da Saúde. A Prefeitura de Marilia recebeu recursos da ordem de R$ 8 milhões do Estado e da União para a compra de EPIs, realização de exames, aquisição de insumos, medicamentos e contratação emergencial de profissionais para atuação na pandemia. Existe a previsão de receber mais R$ 30 milhões do Governo Federal. “Além da deficiência de estrutura para atendimento da covid-19, com a desorganização da gestão e a falta de apoio aos profissionais da rede básica, pacientes com outras enfermidades também estão sem assistência. Diabéticos não conseguem receber insulina, medicamentos para hipertensos estão em falta, gestantes e bebês de risco estão sem acompanhamento. O aumento dos casos de dengue, entre tantos outros problemas, tem deixado os trabalhadores da saúde em situação muito difícil. Deixo aqui registrado meu apoio e solidariedade às equipes da saúde do nosso município”, destacou o parlamentar. Segundo o vereador Danilo, mesmo com todos os apelos e pedidos de providências, existe um verdadeiro desgoverno em Marília, que desconhece a realidade dos servidores e da população. “O governo Daniel Alonso mostra mais uma vez a falta de preparo e de prioridade neste momento tão difícil que passamos. Gasta milhões de reais em pistas de cooper em bairros nobres e no bosque fechado, mas não resolve a falta de máscaras e medicamentos para atendimento da população. Não reforçou equipes de saúde, mas contrata cargos comissionados em plena pandemia, debochando dos servidores que não recebem as horas trabalhadas, licença prêmio e que foram enganados novamente com um plano de carreira ilusório, e mesmo assim esses trabalhadores deixam suas famílias em casa para estar na linha de frente de atendimento à população, sem proteção, sem apoio e correndo o risco de contraírem o coronavírus”, concluiu o vereador Danilo da Saúde (PSB).