Delegado Damasceno propõe criação de comissão para acompanhar privatização da rodovia SP-294

por Ramon publicado 26/02/2019 15h05, última modificação 26/02/2019 15h05
Governo estadual anunciou que região de Marília poderá abrigar novos pedágios. Vereadores irão participar de audiências públicas da Artesp

Nós já sofremos com três praças de pedágios: uma na rodovia federal e outras duas na SP-333", afirmou Delegado Damasceno

O vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Damasceno (PSDB), propôs durante a sessão ordinária desta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, a criação de uma comissão parlamentar para acompanhar as audiências públicos que irão definir os posicionamentos das praças de pedágios na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294. As audiências serão realizadas pela Artesp, a estatal paulista que regula as concessões no transporte. A privação da SP-294 envolverá 1.200 quilômetros, entre os quais 334 quilômetros envolvem Bauru e Panorama, afetando diretamente a população de Marília. Pelo edital anunciado pelo governador João Dória (PSDB), foram autorizadas a colocação de 7 pedágios neste trecho do lote, sendo que cinco ficarão entre Marília, Pompeia, Tupã e Panorama e outros dois entre Bauru e Marília. De acordo com a imprensa mariliense, uma praça deverá ser instalada entre o município de Garça e Jafa, que é distrito de Garça. “A audiência ocorrerá em Osvaldo Cruz, em 12 de março. Então, solicitei ao presidente da Câmara, Marcos Rezende, a criação de uma comissão para representar o Poder Legislativo na audiência em Osvaldo Cruz”, informou Damasceno.

O vereador defendeu a presença da comissão na consulta pública justamente para evitar nova penalização, pois no caso da SP-333 a audiência pública para a instalação da praça de pedágio ocorreu fora da cidade e à revelia das lideranças locais. “Nós já sofremos com três praças de pedágios: uma na rodovia federal e outras duas na SP-333. Agora surge neste momento a intenção do governo do Estado de conceder a SP-294 e instalar mais pedágios em Marília. Muitos moradores de Marília trabalham em Pompéia, e também há possibilidade de um pedágio em Pompéia”. Damasceno também citou Garça, que fica ao lado e está na rota diária de trabalhadores e estudantes. A presidência da Câmara instituiu a comissão, formada pelo vereador Damasceno, vereador Luiz Eduardo Nardi e vereador Maurício Roberto. Em 11 de março haverá audiência pública em Bauru. Estudos iniciais apontam que, caso as praças sejam devidamente instaladas, um motorista que percorrer a Bauru-Panorama após ser privatizada terá que desembolsar aproximadamente R$ 140,00.