Deputado constituinte Doreto Campanari vai receber a medalha ‘Marília de Dirceu’

por Ramon publicado 14/11/2018 15h55, última modificação 14/11/2018 15h55
Médico oftalmologista e político também exerceu mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e de vereador na Câmara Municipal de Marília
Deputado constituinte Doreto Campanari  vai receber a medalha ‘Marília de Dirceu’

O deputado federal constituinte Doreto Campanari, que há 30 anos ajudou a redigir a atual Constituição Federal, irá receber a medalha de mérito cívico ‘Marília de Dirceu’. O comunicado oficial da homenagem ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 14, bem na véspera da comemoração da Proclamação da República. Oswaldo Doreto Campanari, de 88 anos, exerceu por décadas a medicina, atuando como oftalmologista, e teve uma sólida carreira política, iniciando na vida pública como liderança estudantil e, posteriormente, exercendo mandatos de vereador na Câmara Municipal de Marília, deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e de deputado federal na Câmara dos Deputados. Atuou como político de forma intensa com mandatos eletivos nas décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 e 1990.

Esteve ao lado de grandes nomes da política nacional, como o deputado federal Ulysses Guimarães (de quem era amigo pessoal), governador Franco Montoro, senador e, posteriormente, presidente da República Fernando Henrique Cardoso, governador Mário Covas, governador Orestes Quércia e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Aldo Rebelo. Montoro, aliás, ficou hospedado por um período de uma semana na casa do deputado em Marília, a mesma residência que na tarde desta quarta-feira, dia 14, recebeu o presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), os vereadores Maurício Roberto (PP), Cícero do Ceasa (PV), José Luiz Queiroz (PSDB),chefe de gabinete do vereador Marcos Rezende (PSD), Henry Michelin, além dos ex-prefeitos Teobaldo de Oliveira Lyrio e Ticiano Toffoli e do ex-vereador José Luiz Dias Toffoli, para o comunicado oficial da comenda. A medalha de mérito cívico Marília de Dirceu consistiu numa homenagem apresentada em forma de projeto de Decreto Legislativo pelo vereador Maurício Roberto. “Por conta do 30º aniversário da Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em outubro de 1988, e pelos relevantes serviços prestados para a comunidade de Marília e para todo o Brasil, entendemos que o doutor Doreto Campanari era merecedor da medalha”, salientou o vereador Maurício Roberto. O presidente Damasceno enalteceu a trajetória de vida e a carreira política, bem como todo o histórico familiar do homenageado. “Dois de seus filhos, o Vadinho Doreto e João Ivan, fizeram questão de prestigiar este momento do reconhecimento por parte do Legislativo”.

A entrega será realizada em sessão solene a ser agendada pela família Campanari. O ex-deputado federal e ex-deputado estadual agradeceu a homenagem e lembrou que logo nos primeiros anos da faculdade de Medicina, no Paraná, começou a desenvolver a atividade política como liderança acadêmica. Naquela oportunidade, enquanto cursava a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, exerceu a liderança estudantil ao lado do também acadêmico José Richa. Richa, anos mais tarde, se tornaria o governador do Paraná (Richa, já falecido, é pai do político Beto Richa, que até abril deste ano era governador do Paraná).

“A alegria é muito grande em receber esta homenagem da Câmara Municipal de Marília, principalmente por participar de uma Constituinte que teve a grande liderança de Ulysses Guimarães, que, na minha opinião, foi o maior, melhor e o mais competente político do Brasil”, disse Doreto.