Em “Sessão Especial” alunos do Esquema Único apresentam Projetos de Lei na Câmara

por Norton Emerson publicado 12/11/2024 15h40, última modificação 12/11/2024 15h48

Alunos do 9º ano (14/15 anos) do Colégio Esquema único de Marília participaram de uma ação inovadora, em parceria com a Escola do Legislativo, na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 12 de novembro.

Divididos em grupos, os estudantes desenvolveram e apresentaram 12 Projetos de Lei em uma sessão especial, onde os próprios colegas fizeram o papel de vereadores.

Cerca de 100 alunos participaram da ação que contou ainda com uma visita prévia dos representantes de cada grupo, à Câmara de Marília, 20 dias antes da apresentação dos Projetos, para se familiarizarem com o ambiente político.

“Nós fizemos um convite aos alunos do 9º ano para que eles desenvolvessem Projetos de Lei que se assemelhavam aos da Câmara, em defesa de uma ideia, de uma proposta, que pudesse ser implementado para a sociedade. O intuito foi de desenvolver o processo de pesquisa sobre uma temática social, trabalhar o desenvolvimento linguístico dos alunos, através da defesa do ponto de vista do grupo. Os alunos se envolveram numa didática de aquisição de informação. Isso ainda promove o desenvolvimento cognitivo, a relação interpessoal, através das discussões em grupo e posteriormente na apresentação dos Projetos. A ideia é colocá-los em temáticas sociais, a partir do 9º ano, para que estes alunos possam ingressar no ensino médio, já com uma experiência que é pedida nos vestibulares, pois o que estamos vendo aqui, é uma temática de redação. É um desenvolvimento de uma proposta como a gente encontraria numa prova do ENEM, ou uma prova da Vunesp ou da Fuvest, por exemplo”, explicou a professora de língua portuguesa, literatura, redação e gramática, Patrícia Sabello.

A professora disse ainda que um projeto da ONU (Organização das Nações Unidas) foi a base de tudo.

“Existe um projeto da ONU que até 2030 o mundo precisa voltar sua atenção para temas como a fome, mobilidade urbana, educação e meio ambiente. Nos organizamos e adaptamos ao conhecimento e realidade dos alunos, para que deles viessem as ideias. Quero ressaltar que todos os alunos do 9º ano (A, B e C) fizeram questão de participar deste trabalho”, disse Sabello.

“Estou muito emocionada de vê-los defendendo os Projetos de Lei. Nós nos preparamos muito e conversamos muito, durante várias aulas. Fiz questão de ressaltar, acima de tudo, a nossa proposta de formação. Seja pela formação social ou pela formação cidadã, estes alunos estão entrando em contato com temáticas que são pertinentes a serem discutidas. A gente não precisa pensar isso do ponto de vista só do vestibular, mas viver isso agora, poder desenvolver um pensamento crítico, poder se inteirar. Dentro dessa proposta, nós tivemos um aluno que se interessou pela política, a partir deste nosso projeto. O ambiente da Câmara é necessário para que estes alunos também se interessem pela política, sem preconcebida, preconceituosa sobre políticos e política. Tem que vivenciar, tem que entender que para tudo existem regras, metodologias, conhecimento, processos de pesquisa e informação, para que eles entendam a responsabilidade social do que estão fazendo aqui”, finalizou a professora Patrícia Sabello.