Esforço do presidente Damasceno e vereador Galete resulta em obra para recuperar vicinal

por alex — publicado 03/04/2018 17h47, última modificação 03/04/2018 17h47
Estrada de Avencas foi incluída em pacote do governo estadual anunciado na segunda-feira, dia 2, pelo governador Alckmin

O presidente Damasceno e o vereador Evandro Galete em audiência na superintendência do DER

Os esforços conjuntos do presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB) e do vereador Evandro Galete (Podemos) resultaram em conquistas para a população da zona rural de Marília. Pacote de melhorias para a vicinal de Avencas, anunciado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) na última segunda-feira, dia 2, atende reivindicação dos dois vereadores. Em dezembro, Delegado Damasceno e Evandro Galete participaram de audiências com o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, e com o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ricardo Volpi, onde solicitaram obras para recuperação e recapeamento da vicinal de Avencas.

“Naquela oportunidade, tanto o secretário Samuel Moreira, quanto o superintendente do DER, Volpi, receberam as reivindicações que apresentamos”, salientou o presidente do Poder Legislativo. Nas duas ocasiões, o vereador Evandro Galete detalhou a situação da estrada rural que liga o distrito de Avencas ao município de Marília. No pedido de melhorias, além do recapeamento da vicinal que possui 16 quilômetros, foram incluídas construções de acostamento e faixa para ciclovia. As audiências em São Paulo ocorreram no dia 12 de dezembro e no encontro com o superintendente do DER, o secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, esteve representado pela assessora técnica Adriana Sampaio.

Segunda-feira passada, dia 2, o governador Geraldo Alckmin anunciou a liberação de R$ 5,5 milhões para as melhorias na vicinal Marília/Avencas. Ao todo, a obra custará R$ 6,1 milhões segundo cálculos da Superintendência do DER, sendo que a maior parte será custeada pelo governo estadual. O Município de Marília arcará com R$ 600 mil.

“A contrapartida do Município corresponde a 10% do total de investimento. Iniciamos a luta para conquistar esta benfeitoria para a zona rural de Marília em 2017, logo nas primeiras semanas de nosso mandato”, contextualizou o vereador Evandro Galete. Desde então, além das audiências com na Casa Civil e Superintendência do DER, Galete encaminhou uma série de ofícios e requerimentos solicitando a obra.

O presidente Damasceno salientou que a ciclovia contemplará não apenas quem utiliza a bicicleta para a prática do ciclismo, mas quem opta pelo veículo para se locomover da zona rural para a área urbana. “Atualmente mais de 200 ciclistas utilizaram a vicinal de Avencas diariamente. Os que a utilizam para a prática de esporte chegam a percorrer longos trechos, passando pelo distrito e chegando até em município vizinhos”, disse.

A recuperação da vicinal Marília/Avencas beneficiará o agronegócios, proporcionará segurança para os estudantes que moram em Avencas e estudam em Marília e para os trabalhadores que se deslocam diariamente. “Reunimos mais de 1.300 assinaturas solicitando a obra”, frisou Galete.