Ex-prefeito de Marília e promotor aposentado José Salomão Aukar morre aos 88 anos de idade

por Ramon publicado 15/10/2019 14h55, última modificação 15/10/2019 14h55
Aukar governou entre os anos de 1993 e 1996. Deixa quatro filhos, netos e bisnetos. Presidente da Câmara lamenta a perda do ex-líder municipal

Marília perdeu na manhã desta terça-feira, dia 15, aos 88 anos de idade o promotor aposentado José Salomão Aukar, que entre os anos de 1993 e 1996 exerceu o cargo de prefeito municipal. “Doutor Salomão Aukar combateu o bom combate, completou a carreira e guardou a fé. Sempre o admirei muito e me recordo que no ano em que ele se candidatou a prefeito de Marília eu abri mão da minha candidatura a prefeito para apoiá-lo”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende (PSD).

Em nome do Poder Legislativo, Marcos Rezende lamentou a perda do ex-prefeito, que era nascido em Muzambinho, no Estado de Minas Gerais, em 15 de janeiro de 1931. O ex-prefeito cresceu em São Simão, município próximo de Ribeirão Preto. Cursou a faculdade de Direito em Santos, no litoral paulista, e ingressou como promotor no Ministério Público do Estado de São Paulo no ano de 1965. Iniciou em São Paulo, mas tempos depois assumiu como promotor em Marília, onde exerceu várias funções, inclusive representando o MP nos tribunais de júri popular na comarca.

Sempre dedicado ao próximo e com devoção espírita, José Salomão Aukar atuou voluntariamente em projetos humanitários e assistenciais, incluindo o Lar de Meninas Amelie Boudet, a instituição para pessoas da terceira idade Casa do Caminho e as atividades nos vários centros espíritas de Marília.

Em 1985, ano em que recebeu o título de Cidadão Mariliense, se aposentou no cargo de promotor público. No início da década de 1990 ingressou na vida pública e em 1992 se candidatou a prefeito municipal. Antes, havia exercido a função de secretário municipal da Assistência Social no governo do então prefeito Domingos Alcalde [ex-presidente da Câmara]. Venceu as eleições em 1992 tendo como vice-prefeito o comunicador Jô Fabiano. Seu mandato de prefeito de Marília foi de 1993 a 1996. Ao concluir, voltou às causas sociais e voluntariado em favor do próximo. Devido às complicações de saúde, que lhe dificultava a locomoção e mobilidade, precisou deixar o trabalho solidário nos últimos anos. Era viúvo da senhora Sônia Meireles Aukar, deixa quatro filhos: Sérgio, Sônia, Sara e Selma, netos e bisnetos. O sepultamento do ex-prefeito está programado para acontecer nesta terça, às 17h30, no cemitério Parque das Orquídeas.