Exposição organizada pelos Registros Históricos resgata a trajetória do teatro amador de Marília

por alex — publicado 23/03/2018 15h55, última modificação 23/03/2018 16h52
Cento e cinquenta fotos revivem todo o movimento da dramaturgia mariliense nas décadas de 1960 e 1970
Exposição organizada pelos Registros Históricos  resgata a trajetória do teatro amador de Marília

O vereador Evandro Galete e o ator Guilherme Boassali: resgate histórico

Em celebração aos 89 anos de emancipação política de Marília, a Comissão dos Registros Históricos, presidida pelo vereador Evandro Galete (Podemos), inaugura na próxima terça-feira, dia 27, a exposição fotográfica Pioneiros do Teatro Amador de Marília. Serão 150 painéis fotográficos de imagens originais do acervo de pessoas que nas décadas de 1960 e 1970 deram vida a uma série de personagens de dezenas de textos dramatúrgicos.

Uma dessas pessoas foi o ator e diretor Ramis Pedro (1940-2008). “A grande importância desta exposição é o acervo documental do teatro amador de Marília. Além das fotos, a mostra também vai exibir os folders, que são os programas, do 1º Festival de Teatro Amador e o 1º Festival de Teatro de Marília. O público poderá ver os certificados, que são desta mesma época”, comentou o ator e iluminador de espetáculo Guilherme Coelho de Almeida Boassali, filho de Ramis Pedro e um dos curadores da mostra.

O presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara e Cidade de Marília, Evandro Galete, ressaltou o ineditismo da mostra e o valor cultural da iniciativa para a preservação da memória. “É um fato inédito para o nosso Município. A história não pode desaparecer e a cultura deve ser respeitada. Convido toda a população mariliense para que venha participar dessa exposição”, comentou o vereador Galete.

A mostra acontecerá na Biblioteca Municipal de Marília no período de 27 de março (próxima terça-feira) a 13 de abril, podendo ser conferida durante o horário de expediente do órgão público. A abertura da exposição fotográfica ‘Pioneiros do Teatro Amador de Marília’ será às 14h30 da próxima terça-feira, dia 27. O cartaz da mostra pioneira é muito significativo, trazendo o ator Ramis Pedro em sua antológica interpretação da peça teatral ‘Palhaços’, do dramaturgo Timonchenco Wehbi, o Timó (1943-1986), e a atriz mariliense Lourdes Garcia, que conquistou o Prêmio Governador de São Paulo de Melhor Atriz (mesmo prêmio conquistado pela atriz Tônia Carrero, que recentemente faleceu aos 95 anos de idade).