Iniciativa na Câmara para internacionalização de Marília ganha destaque em revista nórdica

por Ramon publicado 08/10/2018 17h05, última modificação 08/10/2018 17h05
Professora do curso de Relações Internacionais da Unesp e assessor de Relações Internacionais da Unimar são recebidos na sala da presidência
Iniciativa na Câmara para internacionalização  de Marília ganha destaque em revista nórdica

Os vereadores Maurício Roberto e Delegado Damasceno recebem exemplar da Nordic Light

O presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), e o vereador Maurício Roberto (PP), receberam na tarde desta segunda-feira, dia 8 de outubro, a professora universitária do curso de Relações Internacionais da Unesp, Noêmia Ramos Silveira, e o assessor de Relações Internacionais da Unimar, Juan Orillana. Na oportunidade, Orillana, que é acadêmico do curso de Relações Internacionais da Unesp, e a professora Noêmia, apresentaram um exemplar da revista Nordic Light, publicação oficial da Câmara de Comércio Sueco Brasileira e da Câmara de Comércio Norueguesa Brasileira. Na edição apresentada, houve a publicação da visita ao presidente da Câmara, Delegado Damasceno, do vice-cônsul da Suécia, Peter Johansson. O diplomata esteve em Marília nos dias 19 e 20 de junho para participar da I Semana Nórdica, promovida pelo curso de Relações Internacionais da Unesp e que contou com o vereador Maurício Roberto.

Maurício Roberto vem incentivando a internacionalização de Marília pelo viés de intercâmbios culturais, educacionais e comerciais com diferentes nações, incluindo países da África, Europa e dos Países Nórdicos: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. “Na ocasião da Semana Nórdica, organizada a partir de uma necessidade identificada pela professora Noêmia Ramos Silveira, da Unesp, também esteve em Marília o adido educacional da Finlândia, Jarkko Wickström. Para o próximo ano, quando será promovida a segunda edição desta mesma semana, a organização pretende convidar os representantes dos demais países nórdicos que ficaram de fora da primeira edição”, explicou Juan Orillana.

De acordo com a docente Noêmia, dois fatores são responsáveis pelo distanciamento entre a região de Marília e os países nórdicos – formados por nações altamente desenvolvidas em se tratando de recursos humanos e tecnológicos – a própria distância e a ausência de identidade cultural. “Quando realizamos os estudos iniciais nos deparamos que em se tratando e comércio, relacionamento da indústria e nos campos educacional e cultural, as identidades maiores da região são com outros países da Europa, como Portugal, e com os Estados Unidos. Falta uma relação com outras nações, como as nações que formam os países nórdicos”, contextualizou. O diplomata da Suécia, Peter Johansson, quando esteve em Marília, recebeu condecoração da Câmara Municipal de Marília. Este momento, ocorrido em junho na sala da presidência, foi divulgado na revista nórdica.

O vereador Maurício Roberto comentou que a integração de Marília com os países nórdicos está avançando, bem como todo o projeto para a internacionalização do Município. O parlamentar é autor de requerimento que solicita a instalação do Conselho Municipal das Relações Internacionais. O requerimento já foi aprovado e nesta segunda, além da apresentação da revista Nordic Light, a reunião na sala da presidência contribuiu para a estruturação de mais uma etapa antes da criação do conselho. “Abordamos tratativas para a criação do conselho, sendo uma destas tratativas a definição de possíveis membros”, informou Maurício Roberto. As universidades sinalizaram positivamente ao novo conselho. “O conselho municipal permitirá a consolidação desta internacionalização, fomentando o intercâmbio para a cultura, comércio e para educação”, disse.

Nova reunião para abordar o processo de construção do conselho está agendada para ocorrer no próximo mês de novembro, informou o vereador.