Internacionalização de Marília é foco de trabalho e reunião na Câmara aborda tema com faculdades

por Ramon publicado 29/01/2019 17h29, última modificação 29/01/2019 17h29
Presidente Marcos Rezende, vereador Maurício Roberto e representantes da Unesp, Unimar e Famema identificaram pontos para convênios internacionais
Internacionalização de Marília é foco de trabalho  e reunião na Câmara aborda tema com faculdades

Internacionalização de Marília vem avançado e pode se tornar sistematizada com o apoio da Câmara Municipal

O Poder Legislativo de Marília proporcionou mais um avanço na cooperação para a internacionalização do Município. Encontro realizado na tarde desta segunda-feira, dia 28 de janeiro, na sala da presidência da Câmara Municipal identificou diversos pontos para possíveis convênios e cooperações com outras nações. A reunião teve as presenças do presidente do Legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD), vereador Maurício Roberto (PP), e representantes das instituições de Ensino Superior de Marília: Juan Orellana (assessor de Relações Internacionais da Universidade de Marília, Unimar), professor doutor José Geraldo Poker (coordenador do curso de Relações Internacionais do campus da Unesp de Marília), professor doutor Spencer Luiz (diretor de pós-graduação, pesquisa e extensão da Faculdade de Medicina de Marília, Famema), acadêmica Beatriz Baraldi (estagiária do comitê de internacionalização da Famema) e os universitários Yuri Borguette e Thamires Cristina Vasques Durante, do Centro Acadêmico de Relações Internacionais da Unesp.

O vereador Maurício Roberto, presidente da comissão permanente de Justiça e Redação, vem trabalhando para a composição de um conselho municipal para a internacionalização de Marília. Nos últimos anos, Marília vem se aprimorando suas relações internacionais através de convênios culturais, esportivos, negócios, entrelaçamento com municípios-irmãos de outros países e no âmbito do comércio exterior. Grandes indústrias de Marília exportam e, conforme apontou o presidente Marcos Rezende, seria essencial que o Município, através do Poder Público, constituísse um setor para amparar e auxiliar as pequenas empresas nos negócios internacionais. “Ninguém faz nada sozinho, e, portanto, as forças coletivas de Marília podem se unir para fazer emergir novas oportunidades”, afirmou. O presidente Marcos Rezende lembrou que a capital paulista, São Paulo, possui uma secretaria específica para as Relações Internacionais.

O vereador Maurício Roberto, que no ano passado acompanhou jornadas internacionais e presenças de diplomatas estrangeiros que visitaram oficialmente Marília, citou o grande interesse de nações desenvolvidas em investir na cidade. “Quando recepcionamos o diplomata da Suécia e, em conversa com ele, perguntamos se a Suécia e os países nórdicos teriam interesse em investir na cidade, ele respondeu o seguinte: ‘Sim, temos interesse, tanto que a minha presença aqui é a prova de todo este interesse’”, disse.

Uma das cooperações apontadas durante o encontro de segunda-feira, dia 28, foi a integração com o sistema educacional da Finlândia, país que concentra elevado nível de desenvolvimento humano e com disponibilidade para transferir conhecimento aos educadores da rede municipal de Marília.

As lideranças presentes ressaltaram que, a médio prazo, os atuais focos de internacionalização de Marília podem ser sistematizados, mas, para tanto, precisam contar efetivamente com ações que envolvam os Poderes Legislativo e Executivo. “Um conselho municipal com propósito da internacionalização facilitaria acesso às outras nações e daria todo direcionamento”, apontou o professor doutor Spencer Luiz.

O planejamento de eventos internacionais de 2019 foi apresentado aos vereadores Marcos Rezende e Maurício Roberto. A programação inclui a IV Semana Acadêmica Africana, a II Semana Nórdica e a I Semana da Oceania. Simpósios que terão por objetivo estimular o estreitamento de laços de Marília com outras nações. Expectativa é voltar a receber diplomatas, estando avançadas as possíveis vindas dos embaixadores do Egito e Marrocos.