José Luiz Queiroz elabora projeto de lei que revoga proibição do Uber em Marília

por alex — publicado 15/03/2018 12h40, última modificação 15/03/2018 12h49
O aplicativo já opera em Marília, amparado por projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados
José Luiz Queiroz elabora projeto de lei que revoga proibição do Uber em Marília

Projeto propõe a revogação da lei que proíbe a operação dos aplicativos de transporte individual privado em Marília. Foto: Will Rocha

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) elaborou o Projeto de Lei de número 47/2018, que revoga a lei municipal 8051/2016 de autoria do ex-vereador José Bassiga Goda, que proíbe a operação de carros particulares cadastrados em aplicativos para transporte remunerado individual de passageiros, como por exemplo o Uber.

No ano passado, o vereador já havia apresentado projeto para revogar a lei, entretanto o mesmo foi rejeitado pela casa.

O projeto está em trâmite na Câmara e aguarda para ser colocado em votação no Plenário.

Lei Municipal de autoria do ex-vereador José Bassiga Goda proíbe o Uber em Marília

 

Projeto proposto pelo vereador vereador busca revogar lei que proíbe o Uber

 

 

A proibição ainda está vigente no município, porém por meio de um projeto de lei nacional aprovado pela Câmara dos Deputados que autoriza o trabalho dos motoristas por aplicativos, o Uber iniciou as suas atividades na cidade no último dia 09.

“Eu já propus esse projeto no ano passado e infelizmente ele foi derrotado. Eu volto com esse projeto que revoga a lei municipal que proíbe os aplicativos de transporte individual de passageiros de operarem na cidade de Marília. É necessário revogar essa lei, pois hoje já existe uma lei federal que permite os aplicativos operarem, ficando a cargo do município a regulamentação” disse o vereador.

O projeto aprovado na Câmara dos Deputados determina que será reponsabilidade do município regulamentar o serviço.

Ficará a cargo do município: cobrar os tributos municipais, exigir do motorista do Uber a contratação de seguro acidentes e que ele contribua com o INSS.

O projeto deixa claro que os veículos cadastrados no Uber não precisam ter placa vermelha como o táxi. Os motoristas não dependem de autorização do poder público para trabalhar pelo aplicativo, mas terão que cumprir algumas condições como apresentar certidão negativa de antecedentes criminais.

“O Táxi é transporte público individual, enquanto que o Uber e os demais aplicativos são meios de transporte privado de passageiros, portanto são institutos diferentes que são tratados de maneiras diferentes e têm que buscar a convivência harmônica” explica o vereador.

José Luiz alega que a utilização dos aplicativos trará benefícios à população. “Quem ganha com isso é a população mariliense, que ganha a opção de escolher como se locomover dentro da cidade”.

 

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília sobre o caso