Jovens de Marília que irão para a Jornada Mundial da Juventude visitam a Câmara

por Ramon publicado 17/01/2019 16h36, última modificação 17/01/2019 16h36
Presidente Marcos Rezende e vereador Maurício Roberto conversaram com fiéis católicos e voluntários que dia 22 embarcam para o Panamá
Jovens de Marília que irão para a Jornada Mundial da Juventude visitam a Câmara

Catequistas, jovens e os vereadores Rezende e Maurício Roberto durante a visita antes do embarque para a Cidade do Panamá

Ana Maria, Gabriela, Ana Paula, João Paulo, Rafael, Luiz, Ana Gabriela, Mateus, Tiago Tanaka, Tiago, Taís, Ruth, Mariana, Bárbara, Laura e Regina. Todos estes jovens estarão em uma missão de fé, religiosidade e amor: participarão de 22 a 27 de janeiro da edição 2019 da Jornada Mundial da Juventude. Instituída em 1985 pelo então Papa João Paulo II, a edição deste ano do maior evento católico voltado para as novas gerações acontecerá na Cidade do Panamá, Panamá, localizado na América Central.

Na quarta-feira, dia 16, voluntários católicos que irão acompanhar a juventude na jornada e os próprios jovens que representarão a comunidade católica de Marília no evento, que, inclusive, contará com a presença do Papa Francisco, fizeram questão de visitar a Câmara Municipal de Marília. Os fiéis foram recebidos na sala da presidência pelo presidente Marcos Rezende (PSD) e pelo vereador Maurício Roberto (PP). Acompanharam a visita o presidente da Associação dos Servidores Municipais de Marília, Joel Rocha, um dos padrinhos que auxiliaram no custeio da viagem dos jovens.

A comitiva católica de Marília embarca para o Panamá nesta terça-feira, dia 22 de janeiro. Um dos voluntários que liderará o grupo na América Central é o catequista Regher Ferreira de Oliveira. Regher tem ampla experiência sobre a Jornada Mundial da Juventude, pois participa regularmente desde o ano de 1997, ocorrida em Paris, França, com a presença do então Papa João Paulo II. Também esteve nas edições de 2000, 2002, 2005 (com então papa Bento XVI), 2008, 2011 e 2013. Esta última realizada no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco. Jovens de todas as partes do mundo estão a caminho do Panamá, onde irão viver juntos a Jornada Mundial da Juventude que neste ano terá o tema ‘Eis a serva do Senhor; faça-se mim segundo a tua Palavra – Lucas, 1:38’. Papa Francisco deverá chegar na Cidade do Panamá na próxima quarta, dia 23.

“Estamos muito agradecidos por estarem aqui nesta manhã. Vocês são jovens especiais e as presenças de vocês nos encheram de paz, harmonia e muita tranquilidade. Trouxeram tudo isso para esta Câmara Municipal e para nós vereadores. Aqui ao nosso lado está o vereador Maurício Roberto, a quem considero uma grata revelação da política mariliense, um vereador cristão e, assim como nós, defensor da família e dos bons princípios. A família é a base de nossa sociedade. Sem uma família fortalecida, não teremos uma sociedade justa e harmoniosa. Por isso, digo a todos vocês jovens, aliás jovens diferentes que estão trilhando o caminho da fé e seguindo os ensinamentos de Jesus, nunca esqueçam a família, pois a maior bênção que recebemos é a bênção de nossa mãe e de nosso pai”, afirmou o presidente Rezende. As palavras do presidente da Câmara emocionaram os jovens e catequistas presentes.

O vereador Maurício Roberto destacou a relevância da tradição da Igreja Católica em promover, a cada dois anos, a Jornada Mundial da Juventude (a edição anterior, em 2016, ocorreu em Cracóvia, na Polônia). “Desde 1985 a Jornada Mundial vem acontecendo e nos enche de alegria saber que um grupo de jovens de Marília, da nossa cidade, estará ao lado do Papa Francisco dentro dos próximos dias. De uma forma geral, estes jovens representam não apenas a comunidade católica de Marília, mas representam toda a nossa cidade neste grande evento”, disse. O vereador ressaltou que momento como o da Jornada Mundial da Juventude, proporciona um despertar na vida das novas gerações. “Um despertar tanto para uma vida religiosa ou para uma vida familiar”, frisou.

Ao todo, aproximadamente 140 jovens de Marília e de cidades que formam a diocese regional estarão no Panamá. Para arcar com os custos da viagem (estimados em R$ 8 mil para cada participante) várias ações solidárias e eventos foram feitos, além disso pessoas e empresas também se disponibilizaram a auxiliar como padrinhos, fazendo doações para custeio. A peregrinação dos jovens de Marília incluirá a Jornada da Juventude, no Panamá, mas também a Costa Rica e o Peru, país sul-americano que será visitado na volta. O roteiro no Peru incluirá dois santuários: Santa Rosa de Lima e São Martinho de Porres, dois dos patronos da jornada deste ano.