Legislativo presta homenagem à comunidade japonesa pelos 112 anos da imigração no Brasil

por Ramon publicado 18/06/2020 20h25, última modificação 18/06/2020 20h25
Realizada na sala Nasib Cury, cerimônia contou com a participação dos vereadores que compõem a Mesa Diretora e as lideranças da colônia

Os 112 anos da presença dos imigrantes japoneses no Brasil foram celebrados nesta quinta-feira, dia 18 de junho – data em que os primeiros japoneses desembarcaram no porto de Santos, no ano de 1908 – pela Câmara Municipal de Marília. Transmitida ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, a solenidade foi conduzida pelo presidente Marcos Rezende (PSD), contando com as presenças dos vereadores Evandro Galete (PSDB) e João do Bar (PP), primeiro e segundo-secretário, respectivamente.

A cerimônia contou com as presenças dos assessores dos vereadores Delegado Damasceno (PSDB) e do vice-presidente Cícero do Ceasa (PL). A comunidade japonesa esteve representada pelas seguintes personalidades: Keniti Mizuno, presidente da Liga Nikkey da Alta Paulista, Hideo Higa, presidente da Associação Okinawa de Marília, Carlos Nakamura, vice-presidente do Nikkey Clube, monge Ruy Oikawa, do Templo Honpa Hongwanji, Olívio Katayama, supervisor da Sei Cho No Ie de Marília, José Roberto Tukasan, vice-presidente da Associação Okinawa de Marília, Massayuki Yassuda, da Escola Modelo de Língua Japonesa, Kenny Keisuke, do templo Honpa, Emico Yassuda, do departamento de assistência social do Nikkey Clube, Elio Ajeka, do Nikkey Clube e Sérgio Narazaki, vice-presidente do Nikkey. O jornalista e editor do Conexão Marília, Fernando Andrade, especializado na cobertura do intercâmbio cultural e econômico entre o Brasil e o Japão também esteve presente.

“Em 18 de junho de 1908 os primeiros imigrantes japoneses desembarcavam no porto de Santos, no litoral paulista, para iniciar uma jornada que mudaria não apenas suas vidas, mas as vidas de todas as cidades que os abrigariam desde então. Por sorte de seu destino, logo nos primeiros anos de formação de seus cafezais, a cidade de Marília passou a receber o auxílio, a dedicação e os ensinamentos trazidos pelos nossos irmãos japoneses. Os imigrantes e seus descendentes floresceram em vida, êxito e em vitórias aqui neste solo. Em reconhecimento aos valorosos ensinamentos transmitidos para a nossa gente, a Câmara Municipal de Marília entrega nesta tarde os votos de congratulações para lideranças que continuam a saga de honra e sabedoria iniciada pelos primeiros imigrantes que aportaram em nosso Brasil 112 anos atrás. Encerro citando um provérbio do sábio povo japonês: ‘A vida pode ser limitada, mas honra e respeito duram para sempre’”, argumentou o presidente Marcos Rezende.