Lei aprovada pela Câmara de Marília que cria o Conselho de Desenvolvimento é sancionada

por Ramon publicado 02/07/2020 16h08, última modificação 02/07/2020 16h08
Presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD), representa a Casa de Leis em solenidade realizada no Paço Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), acompanhou na manhã de quinta-feira, dia 1º de julho, no auditório do Paço Municipal a sanção pelo prefeito municipal Daniel Alonso (PSDB) da Lei n.º 8.556 que criou o Conselho Municipal de Desenvolvimento Estratégico de Marília, o Codem. Matéria aprovada de forma unânime pelo Poder Legislativo, o texto permitiu a criação de ambientes técnicos para a composição de políticas públicas voltadas para o crescimento sustentável de Marília. O novo conselho conta com representantes de todas as secretarias, de entidades assistenciais, de clubes de serviços, de sindicatos e de organizações não-governamentais, que de modo democrático e amplo, auxiliarão a gestão municipal a encontrar soluções estratégicas para cidade.

“Todo este trabalho de aconselhamento será importante para que nossas vocações prevaleçam, como vem ocorrendo no cluster de Alimentação – o primeiro do Estado de São Paulo – e no reconhecimento de Marília como Parque Tecnológica de Informação no Estado de São Paulo”, ressaltou o presidente Marcos Rezende, um entusiasta e incentivador do Codem.

Municípios desenvolvidos do Estado do Paraná, como Londrina e Maringá, implantaram, anos atrás, conselhos semelhantes e colheram frutos em praticamente todos setores. Em Marília, o Codem é composto pelos seguintes órgãos: plenária, comitê gestor, comitê estratégico, câmaras técnicas e equipe executiva. A escolha dos conselheiros se dará por eleições bianuais da mesa diretora da plenária e câmaras técnicas. Não é permitida a reeleição. “O aconselhamento consiste em trabalho intenso e nos exemplos de Maringá e Londrina – sendo que em Maringá há 23 anos o conselho é ativo – pudemos visualizar os grandes avanços obtidos”, considerou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Adriano Luiz Martins. Lideranças de vários setores da cidade também acompanharam a sanção do prefeito Daniel à criação do Codem.