Marcos Rezende denuncia cobranças indevidas de passagens para idosos no transporte urbano

por Ramon publicado 09/07/2020 17h14, última modificação 09/07/2020 17h14
“As empresas estão aumentando a renda ferindo os idosos”, criticou o presidente da Câmara ao utilizar a tribuna na sessão ordinária do dia 6

Requerimento de autoria do presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende (PSD), direcionado ao prefeito Daniel Alonso (PSDB) e ao diretor-presidente da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), Valdeci Fogaça, solicita que sejam evitadas nos ônibus das duas empresas que fazem o transporte coletivo urbano na cidade aglomerações de passageiros. A medida visa preservar e garantir que as famílias e pessoas que dependem dos ônibus urbanos não venham a contrair a covid-19. “Estamos cobrando providências para que estas aglomerações não ocorram, além disso temos a informação que vem ocorrendo cobranças indevidas de tarifas para idosos com idade acima dos 60 anos. Ressalto que pessoas com 60 anos ou mais têm direito à gratuidade do transporte público conforme artigo do Estatuto do Idoso”, considerou o presidente do Poder Legislativo.

Marcos Rezende observou que as duas empresas devem redobrar a atenção quanto à higienização dos veículos, bem como respeitar o uso de máscaras e o distanciamento mínimo estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde a fim de se evitar a proliferação do coronavírus em Marília. “As duas empresas não podem permitir a superlotação e precisam respeitar o que estabelece o Estatuto do Idoso, que assegura a gratuidade do transporte público para pessoas com 60 anos ou mais”, contextualizou o vereador. Ao utilizar a tribuna, durante a sessão ordinária na última segunda-feira, dia 6, o presidente da Câmara defendeu a aprovação do requerimento, cobrou ações preventivas das duas empresas que operam o transporte coletivo, como a inclusão de álcool gel nos interiores dos ônibus e a distribuição de máscaras aos passageiros em casos emergenciais. Ainda fez duras críticas. “A nossa população precisa ser mais respeitada e mais cuidada por parte das duas empresas que dominam o transporte coletivo. As empresas estão aumentando a renda ferindo os idosos, pois cobram a tarifa cheia e, em alguns casos, os idosos estão tendo que pagar até quatro passagens”, disse.