Marília está entre as poucas Câmaras que adotam alta tecnologia para o levantamento patrimonial

por Ramon publicado 09/10/2019 14h20, última modificação 09/10/2019 17h59
A exemplo de Jundiaí, Poder Legislativo de Marília está entre neste seleto grupo de sedes Legislativas que recorreram ao moderno sistema para cumprir legislação federal

Menos de 30 Câmaras Municipais de todo o Estado de São Paulo adotaram a tecnologia de ponta, conhecida pela sigla RFID, para a realização do levantamento patrimonial. Marília, a exemplo de Jundiaí, está entre neste seleto grupo de sedes Legislativas que recorreram ao moderno sistema para cumprir a Portaria Federal n.º 634, da Secretaria do Tesouro Nacional. A implantação do sistema moderno e eficiente consistiu numa decisão do presidente do Poder Legislativo, vereador Marcos Rezende (PSD). "Desde que assumimos a presidência do Poder Legislativo de Marília iniciamos um trabalho voltado para a consolidação do protagonismo da  Câmara Municipal e para estruturação de todas as atividades legislativas", afirmou.

Conforme a legislação vigente, municípios com mais de 50 mil habitantes, como é o caso de Marília, têm até 1º de janeiro de 2020 para concluir o levantamento patrimonial de todos os seus bens. "O levantamento patrimonial é um mecanismo de gestão do controle dos bens públicos e tem por objetivo proporcionar maior eficácia possível tanto na utilização dos bens, quanto na sua anulação ou extinção. O controle rígido dos bens públicos previne e dificulta o extravio ou furto do patrimônio público, bem como facilita a identificação dos responsáveis por eventuais prejuízos", contextualizou o presidente da Câmara, Marcos Rezende.

A tecnologia RFID, adotada para o levantamento patrimonial em Marília, utiliza chip e catalogação fotográfica dos bens, o que gera um ponto de localização GPS, permitindo observar com 100% de exatidão a posição atualizada do bem registrado. Da mesma forma, facilita a conferência e checagem a qualquer momento. Os bens recebem uma etiqueta que permite uma leitura óptica. Trata-se do que há de mais moderno em inventário patrimonial no setor público. Da mesma forma, é possível atualizar periodicamente o valor patrimonial de todos os bens disponíveis no Legislativo. Medida serve tanto para o balanço ao final de uma gestão, quanto para composição de balanço anual dos bens disponíveis no órgão.

"Transparência: outro ponto proporcionado pela exatidão da tecnologia RFID é a maior transparência para os cidadãos. É mais um ponto na clareza e cidadania, aproximando a comunidade com a estrutura do Poder Legislativo", concluiu o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende.