Movimento em defesa das universidades públicas do Estado ganha apoio dos vereadores de Marília

por Ramon publicado 19/09/2018 15h40, última modificação 20/09/2018 15h29
Representantes dos professores, estudantes e servidores da Unesp, Unicamp, USP e Centro Paula Souza estiveram na sede do Legislativo
Movimento em defesa das universidades públicas  do Estado ganha apoio dos vereadores de Marília

Docentes representantes das universidades públicas do Estado de São Paulo, servidores e acadêmicos compareceram à sessão ordinária da Câmara Municipal de Marília na última segunda-feira, dia 17, para apresentação do movimento em defesa das instituições públicas. Participaram também professores e servidores do Centro Paula Souza, mantenedora das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) e escolas técnicas.

Os educadores e universitários estiveram no plenário, momento em que o presidente do Poder Legislativo de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB) destacou as respectivas presenças e nomeou comissão de vereadores para atendê-los na Sala Nasib Cury. A comissão foi formada pelos parlamentares Professora Daniela (PR), Maurício Roberto (PP) e Marcos Custódio (PSC). “Atualmente, os estudantes, funcionários e professores da Unesp, da Unicamp, da USP, ETECs e Fatecs estão nas ruas por uma razão muito importante: pedir o apoio para a luta por mais recursos públicos para estas instituições. Cada vez mais asfixiadas pela falta de verbas, elas correm o risco de deixar de oferecer seus relevantes serviços à sociedade paulista e brasileira, tanto na formação de centenas de melhores de jovens, como na produção de ciência e tecnologia, além da extensão de serviços à comunidade”, informa documento assinado pelo Fórum das Seis, entidade que congrega lideranças dos professores, servidores e acadêmicos de todas as universidades públicas do Estado.

A professora doutora Valéria Barbosa destacou a base da luta em defesa do ensino público gratuito em nome do campus da Unesp local. Em nome do Fórum das Seis discursou o coordenador João Chaves, enquanto a diretora sindical dos trabalhadores do Centro Paula Souza, Neusa Santana, fez observações sobre as escolas técnicas e as Fatecs. Em nome dos trabalhadores da Unesp, discursou na sala Nasib Cury o diretor do Sintunesp João Carlos Oliveira, servidor do campus de Rio Preto. Os estudantes universitários foram representados na plenária pela acadêmica Maria Luiza Nascimento, estudante de Letras do campus de Assis.

Os vereadores ressaltaram que o Poder Legislativo de Marília estará apoiando a iniciativa em defesa da universidade pública paulista e que todos os esforços necessários para ampliar os repasses às referidas instituições serão assumidos pela Câmara Municipal. Moção de apoio apresentada em forma de requerimento pelo presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), foi aprovada na sessão de segunda-feira, dia 17, de forma unânime. No documento, Damasceno enaltece o princípio da valorização do ensino superior público. “Somos sabedores da importância vital que estas reconhecidas instituições públicas do ensino paulista têm para o desenvolvimento regional, estadual e nacional”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Marília.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília: