Mulheres são homenageadas em Sessão Solene na Câmara

por Geraldo Francisco Laperuta Júnior publicado 08/03/2018 16h55, última modificação 09/03/2018 10h18
14 mulheres, indicadas pelos vereadores, receberão honraria pelo Dia Internacional da Mulher
Mulheres são homenageadas em Sessão Solene na Câmara

Imagem Heidy Prado

A Câmara Municipal de Marília realiza nesta sexta-feira, 9, a partir das 20h, uma sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A sessão, que foi solicitada pelo vereador Cícero do Ceasa (PV), prestará homenagem a 14 mulheres, que foram indicadas pelos vereadores.

“São mulheres fortes e vencedoras, que fazem parte da história de Marília e que de alguma forma se destacam diante da sociedade”, disse o vereador.

Para acompanhar a Sessão da Câmara de Marília, basta comparecer à Rua Bandeirantes nº 25, centro, nesta sexta-feira às 20 horas. Todas as Sessões também são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara nos canais 61.3 (Sinal Digital Aberto) e 21 (TV a Cabo). Também é possível assistir através da internet, no link: https://www.marilia.sp.leg.br/imprensa/tv-camara/tv-web ou pelo canal do YouTube: “TV Câmara Marília”, ou ainda, pela fanpage da Câmara, no Facebook: facebook.com/CamaraMarilia

 Confira quais serão as homenageadas da noite:

1 - Soldado Alessandra Brichi de Vasconcelos

Nasceu em Marília em 1977, é casada e mãe de dois filhos: Vinicius e Gabriel. Trabalhou no comércio e também na rede Municipal de Educação de Marília.  Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 2006, atuou na capital até 2011, ocasião em que foi transferida para Marília. Atualmente, exerce sua função na seção médica e odontológica da corporação. Alessandra é voluntária em projetos de cunho social, educacional e cultural visando à integração de pessoas no exercício da cidadania.

2- Médica Dolores Cristina Manzano de Albuquerque

Dra. Dolores é Cardiologista Clínica e Médica Auditora da Unimed de Marília. Nasceu em Marília e é mãe de Rafael. Cardiologista graduada em Medicina pela FAMEMA. Dra. Dolores é autora de mais de 20 trabalhos apresentados em Congressos Brasileiros; Dois artigos publicados na Revista Chilena de Cardiologia. Participou de mais de 100 Eventos entre Congressos, Cursos e Simpósios. Foi Diretora Clínica da Associação Beneficente Hospital Unimar no ano de 2013. Atualmente é médica coordenadora da UTI do Hospital Beneficente Unimar.  É responsável pelo serviço de Métodos Gráficos da Unidade de Cardiologia do Hospital Unimar.

3 - Cabo Fernanda Brito de Moura de Oliveira

Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1998. Nascida em 1978, casada e mãe de dois filhos: Vinicius e Enzo. Trabalhou no Policiamento de Ronda Escolar e no patrulhamento comunitário na região central até 2006. No período de 2002 e 2004 desenvolveu aulas de educação no trânsito para alunos da EMEIs de Marília, com o projeto escolinha de trânsito Mirim. Em 21 de abril de 2014, foi promovida a Cabo da Policia Militar. Cabo Fernanda possui Láureas de Mérito Pessoal em 3º Grau, sendo ainda reconhecida, pelos excelentes serviços prestados, dentre outras comendas. Atualmente, trabalha na área de Departamento de Pessoal no Estado Maior do 9º Batalhão de Policia Militar do Interior.

4-Florinda Muzy Cordeiro Silva

Nascida em 3 de dezembro de 1944 em São João do Meriti – Rio de Janeiro, veio para Marília com 17 anos. Estudou na Escola Estadual “Monsenhor Bicudo”, cursou o ginasial e técnico de enfermagem. Trabalhou durante 15 anos no Hospital Espírita de Marília, é há 43 anos voluntaria na Pastoral da Saúde, ajudando doentes e doando remédios aos mais carentes. Vive da pensão do marido de um Salário Mínimo e para reforçar o orçamento exerce atividades como revendedora da “Avon” há mais de dois anos. Hoje se encontra com muitas dificuldades de locomoção, e mesmo precisando de auxílio ainda assim, ajuda os mais necessitados.

5- Josiani Cecília Cordeiro Facchini

Nascida em Marília, filha de Cecília Silva Cordeiro e Washington Hugo Cordeiro, mãe de duas filhas: Lilian Facchini e Laís Facchini. Cursou Técnico em Administração pela FATEC de Marília e é servidora pública municipal há 23 anos. Por dois anos foi voluntária no “Centro Espírita Luz e Verdade” realizando o atendimento de pessoas carentes.  Atuante na causa animal desde 2010, cuidando dos animais necessitados na rua, prestando os cuidados básicos de saúde e bem-estar do animal. Em ano de 2013 ingressou a ONG “Adote Animais Vira Latas de Marília”. Foi uma das idealizadoras da ONG de proteção animal “GARRA” no ano de 2014 que atende 450 animais e abriga 80 animais vitimas de abandono nas ruas.

 6- Liozina de Almeida Saraiva

É graduada em Direito pelo Centro Universitário Centro Universitário – UNIVEM.  Foi eleita Vereadora por dois mandatos à Câmara Municipal de Júlio Mesquita, cidade que também exerceu o cargo de Secretária Municipal de Júlio Mesquita. Trabalhou na Secretária Estadual da Saúde atuando na Farmácia Medex. Atualmente é conselheira Tutelar, além de atuar em vários serviços Filantrópicos da nossa cidade.

 7- Lourdes dos Santos Oliveira da Silva

Nascida em Marília é viúva e mãe de três filhas. Há mais de 20 anos faz parte da Conferência Vicentina “Sagrado Coração de Jesus”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus. Com seu grupo de voluntários atualmente atende 18 famílias da zona norte de Marília, resgatando cada pessoa do núcleo familiar.  Seu trabalho visa restabelecer a dignidade das pessoas atendidas, levando uma palavra amiga, amor e calor humano através de visitas.   Também faz doação de alimentos, remédios, roupas, sapatos, móveis demonstrando seu amor para com as pessoas.

 8- Maria Helena da Silva

Carinhosamente conhecida como Lena do Tatá, nasceu em Marília no ano de 1963, casou e é mãe de três filhos: Andréia, Andressa e Adilson e avó de Antony, Alice e Enrico. É considerada uma grande líder comunitária da Zona Sul de Marília por seus trabalhos sociais voltados para as mulheres e principalmente crianças. Há mais de 20 anos colabora com as entidades e igrejas com a finalidade de fazer as crianças sorrirem através de atividades como “Tarde de Lazer”.

 9- Morgana Vidal Ribas

Nascida em Marília em 1966, mãe de três filhos: Camila, Esdras e Felipe. Apesar do pai alcoólatra e das frequentes brigas de seus pais, teve uma juventude normal e concluiu o ensino médio. Após o casamento foi trabalhar em São Paulo e depois morou em Campinas local em que passou por várias necessidades inclusive com problemas de saúde. Ao voltar para Marília passou por graves problemas relacionados aos seus filhos. Depois de tanta luta foi contemplada com uma casa, seus filhos estão no caminho certo e espera uma cirurgia na coluna pelo SUS. Morgana Vidal é uma mulher forte e honrada, que com sua fé em Deus enfrenta todas as suas provações.

 10- Regina Célia Smaniotto de França

Nascida em Marília é casada e mãe de 3 filhos: Paulo, Rafael e Carla. Regina é Professora da Rede Municipal há mais 20 anos, profissão que exerce com muito carinho e dedicação.  É agente da Pastoral Familiar e integrante da Equipe Diocesana da Pastoral Familiar. Atualmente, Prof. Regina, é Diretora Substituta de Escola Municipal de Educação Infantil.

11- Rosangela Moreira Lima da Silva

 Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, casada e mãe de dois filhos: Renata e Davi. Graduada em Educação Religiosa, em 1980, no Instituto Batista de Educação Religiosa no Rio de Janeiro.  Estudou capelania hospitalar e atuou em hospitais do Rio de Janeiro.  Foi missionária no Rio Grande do Sul durante 7 anos e chegou em Marília em 1995. Pastora Rosângela é casada com o Pastor Domingos atuam na Primeira Igreja Batista de Marília. Foi ordenada ao Ministério em 2011, é coordenadora do ministério de mulheres da igreja, onde tem promovido transformações em muitas famílias através de atendimentos, aconselhamentos, palestras e do encontro Face a Face com Deus.   

 12- Sônia Aparecida Custódio

Nascida na cidade de São Paulo em 21 de julho de 1959, graduada em Ciências Sociais. Mestre em Saúde e Envelhecimento pela Faculdade de Medicina de Marília. Coordenadora da NUAC - Núcleo de Apoio à Comunidade.  Trabalha na Famema há 29 anos.

 13-Taís Dantas Mitsuka

 Nasceu em 19 de outubro de 1980, em Marília. Ingressou na Polícia Militar de Estado de São Paulo em 18 de fevereiro de 2002, por meio da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Desde então exerceu diversas funções operacionais.  Em outubro de 2008, iniciou suas atividades no 9º Batalhão de Polícia Militar de Interior, onde inicialmente exerceu funções de comando operacional na cidade de Quatá. Em fevereiro de 2009 foi designada como Comandante de Força Patrulha no município de Marília.  A partir de junho de 2014 passou a comandar o Pelotão do município de Pompéia. Foi a 1ª Oficial Feminina da Polícia Militar a comandar o Pelotão de Pompéia. Realizou do Curso de Negociação de Crise com Refém e Policiamento de Trânsito urbano. Possui Láureas de Mérito Pessoal em segundo grau sendo ainda reconhecida pelos excelentes serviços prestados, dentre outras comendas. Atualmente exerce a função de Comandante Interino da 3ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

 14- Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná e Mestranda em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universitário - UNIVEM. Membro do comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de SP e Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Município de Marília.  É advogada, escrivã de polícia e através de concurso público ingressou na carreira de Delegado de Polícia.  Desenvolveu projeto de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília, sendo este projeto selecionado para a 1ª Feira de Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo. DRA. Viviane atualmente é Titular da Delegacia de Defesa da Mulher.