Nova configuração do HEM permitirá triplicar os procedimentos do hospital em saúde mental

por Ramon publicado 07/05/2018 19h22, última modificação 07/05/2018 19h22
Diretores do Hospital Espírita apresentaram ao presidente Damasceno proposta para aperfeiçoar o enfrentamento da dependência química

Nova configuração no atendimento clínico do Hospital Espírita de Marília (HEM) permitirá que a instituição triplique a quantidade de procedimentos em saúde mental, alcançando a significativa marca de 14 mil atendimentos por mês. O novo modelo de trabalho foi apresentado nesta segunda-feira, dia 7, pelos diretores da unidade hospitalar, Vicente Armentano Júnior e Bruno Armentano, para o presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), e vereador José Luiz Queiroz (PSDB), 2º-vice-presidente do Poder Legislativo, na sala da presidência da Câmara. A proposta, quando explanada para a secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, recebeu grande aceitação. Na Câmara, a reação ao projeto de reestruturação do hospital também foi altamente positiva e ganhou o apoio da presidência do Poder Legislativo. “Com os mesmos recursos que recebemos atualmente, podemos reorganizar a abordagem no tratamento da saúde mental, ampliando as fases do tratamento, incluindo a internação hospitalar, mais a reabilitação com profissionalização e oficina terapêutica”, explicou Bruno Armentano, controller do Hospital Espírita.

A remodelação permitirá ao Município conquistar o seu terceiro Centro de Atenção Psicossocial, ampliando a rede de atendimento ao dependente químico. “Outro ganho será a utilização do espaço ocioso da Filantrópica para abrigar o terceiro Caps, que seria voltado para álcool e drogas”, explicou o presidente da Câmara, Delegado Damasceno. “Esta remodelação é apenas na estratégia de trabalho, pois o teto de financiamento permanecerá o mesmo”, comentou o presidente.

Na avaliação do vereador José Luiz Queiroz, a proposta de reconfiguração do HEM permitirá um ciclo virtuoso no modo de enfrentar a dependência química. “Isso porque os pacientes poderão passar por todas as fases que envolvem a recuperação no tratamento da dependência química”, disse.