Pauta antidrogas será fortalecida com a efetivação do Comad, frisa conselheira

por Ramon publicado 14/01/2019 16h58, última modificação 14/01/2019 16h58
“Estaremos seguindo com palestras e ações preventivas, levando inclusive para o plenário da Câmara as bandeiras em defesa da vida”, salientou Delegado Damasceno
Pauta antidrogas será fortalecida com a efetivação do Comad, frisa conselheira

Delegado Damasceno lidera prevenção ao uso abusivo de entorpecentes

A nova configuração do conselho que desenvolve o trabalho de combate ao uso de entorpecentes, que de Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes) passou para Comad (Conselho Municipal Antidrogas) graças ao empenho do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Damasceno (PSDB) fortalecerá a prevenção e as políticas públicas de enfrentamento desta questão. A previsão é da atual presidente do Comen, conselheira Ana Crepaldi Lopes.

No próximo mês Ana Lopes e todos os atuais conselheiros do Comen deverão promover uma assembleia para definir a composição do Comad. Reconfigurado, o novo conselho ganha estrutura mais encorpada e o gerenciamento do Remad, que consistirá num recurso financeiro para as frentes preventivas, campanhas e realizações em defesa da vida e combate às drogas. “Contaremos com uma estrutura maior, o que permitirá mais presença junto à comunidade, principalmente para a prevenção”, estimou a conselheira.

Delegado Damasceno explicou que, na condição de vereador, não poderá participar da diretoria do novo Comad, contudo permanecerá ativo na luta contra o uso abusivo de drogas e cooperando com os conselheiros. “Estaremos seguindo com palestras e ações preventivas, levando inclusive para o plenário da Câmara as bandeiras em defesa da vida, justamente para que nossos jovens, nossas crianças e nossas famílias permaneçam distantes e protegidas contra os entorpecentes”, salientou o ex-presidente da Câmara. O vereador seguirá com as palestras de orientação mantidas pela Pauta Antidrogas, iniciativa que está ativa em Marília desde o ano de 1999, portanto há duas décadas.

“No ano passado, inclusive, realizamos diversas palestras em escolas, igrejas, empresas e comunidades de Marília”, frisou. Para a conselheira Ana Crepaldi Lopes as palestras são fundamentais para proporcionar direcionamento, principalmente para famílias que enfrentam o drama da dependência. “É como se encontrassem um ombro amigo”, disse. A primeira reunião do Comad está programada para fevereiro, quando também será composto o cronograma das atividades de 2019.

A pauta antidrogas em Marília, liderada pelos conselheiros do Comad, tem por objetivo também criar uma comunidade terapêutica para atender adolescentes e jovens na recuperação. “Este é um projeto maior que nós estamos empenhados”, afirmou. Delegado Damasceno apoia esta iniciativa.