Potencial turístico de Marília e os eixos para fortalecer setor são analisados pela Câmara

por Ramon publicado 31/01/2019 16h35, última modificação 31/01/2019 16h35
Lideranças do Convention Bureau, do Conselho Municipal do Turismo e secretário do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento, Nelson Mora, apresentaram pauta para o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD)

Lideranças do setor de turismo estiveram com o presidente Marcos Rezende

Turismo de negócio, turismo contemplativo, boa gastronomia e referência nas buscas pelos rastros deixados eras atrás por dinossauros. Estes são alguns dos aspectos turísticos de Marília, que com outros assuntos ligados à hospitalidade e as opções de entretenimento para as pessoas de fora que visitam o Município pautaram o encontro entre o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), e lideranças do setor, incluindo executivos do Convention Bureou (associação que congrega empresários da gastronomia e hotelaria), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores), Conselho Municipal do Turismo e Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Participaram o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, empresários Sinval Gruppo (presidente do Sinhores) e Carlos Alberto Lopes (Convention Bureau), executivo Gilberto Rossi Júnior (Convention Bureau) e professor universitário Ivan Evangelista Júnior (membro do Conselho Municipal de Turismo). “Os quatro eixos que envolvem o fortalecimento do turismo em uma cidade são: cenário, que está ligado às obras de infraestrutura; sensibilização da população, que envolve preparar a comunidade para receber os turistas; mercadológico, ou seja, o que é possível encontrar aqui em termos de passeios e atrativos, e legislação, que consiste nas regras para o desenvolvimento turístico”, contextualizou o executivo do Convention Bureau, Gilberto Rossi Júnior.

Os êxitos alcançados em Brotas, cidade referência no turismo ecológico e de trilhas, estão servindo de modelo para a estruturação dos eixos de Marília. “Entendemos que é necessário estabelecermos prioridades e nós, da Câmara Municipal e vereadores, estaremos à disposição para auxiliar neste avanço. Sabemos que o turismo emprega, gera nova realidade e confere novo aspecto para toda sociedade”, afirmou Marcos Rezende.

Depois do turismo de negócios, segundo análises prévias, a paleontologia – que inclusive possui um museu na cidade – está entre os maiores atrativos turísticos de Marília. Isso porque o Município é referência quando se trata de turismo de negócio, que concentra as viagens para fins comerciais e de serviços (estudos, saúde e compras). “Quando realizamos o festival gastronômico, identificamos que 20% dos consumidores vieram de fora”, informou o presidente do Sinhores, Sinval Gruppo. Durante o encontro, também foram discutidas formas de ampliar a divulgação em outros pontos do Brasil das atrações oferecidas por Marília, como eventos culturais. “Contem com a Câmara, contem com os vereadores, contem com o nosso trabalho para que possamos concretizar o perfil turístico de Marília, tanto dentro do Estado, quanto no Brasil todo”, finalizou Marcos Rezende.