Presidência e vereadores de Marília recepcionam na sede do Poder Legislativo comitiva de Angola

por Ramon publicado 23/07/2019 15h53, última modificação 23/07/2019 15h53
Professores universitários da Escola Superior Pedagógica do Biê estão na cidade para aprimorar conhecimentos na área de gestão pedagógica

Comitiva de Angola durante visita ao plenário da Câmara de Marília

Comitiva formada por docentes do Ensino Superior de Angola, ex-colônia portuguesa na África, realizou visita institucional ao Poder Legislativo de Marília na segunda-feira, dia 22 de julho. Os educadores da Escola Superior Pedagógica do Biê foram recepcionados, inicialmente, pelos vereadores Maurício Roberto (PP) e Professora Daniela (PL). Mais tarde, tiveram um momento com o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Rezende (PSD), e com o primeiro-secretário da Mesa Diretora, Evandro Galete (Podemos). “Desejamos as boas-vindas aos nossos irmãos angolanos, que estão em Marília justamente para absorver conhecimento e levar para Angola a excelência mariliense em todos os níveis educacionais”, observou Marcos Rezende. O presidente apresentou aos educadores o grande quadro que decora um dos corredores da sede do Legislativo e narra, de modo resumido, a fundação da cidade de Marília.

Antes de subirem ao segundo andar da Câmara Municipal, os professores Alfredo Mária Jesus Paulo, diretor-geral da Escola Superior Pedagógica do Biê, Aristides Yandelala Cambuta, chefe do Departamento dos Assuntos Acadêmicos, Antônio Paulo Cuonja, chefe do Departamento de Ciências da Natureza, e Eduardo Cassinda João, chefe do Departamento dos Recursos Humanos, estiveram no plenário. Na oportunidade, os vereadores Professora Daniela e Maurício Roberto explicaram para os estrangeiros os trabalhos parlamentares durante as sessões ordinárias, solenes e audiências.

Em Angola a representatividade e o sistema local político não se assemelham ao modelo político instituído no Brasil, embora as duas nações tenham sido colonizadas pela mesma pátria-mãe, Portugal, país europeu. “Fundamental nossa Marília se organizar de modo institucional para que o Município possa contar com um núcleo responsável pelo intercâmbio com outros países. Entendo esta visita como mais um passo para a internacionalização de Marília”, considerou o vereador Maurício Roberto.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação e de universidades locais, como Unimar (Universidade de Marília) e Fajopa (Faculdade João Paulo II) acompanharam a presença dos angolanos na Câmara Municipal. “Apresentamos, também, um pouco da nossa história, da formação de nossa cidade. Os educadores de Angola conheceram as instalações da Câmara. Além do plenário, mostramos os gabinetes dos vereadores”, informou a vereadora Professora Daniela. Os angolanos continuam em Marília e participam de jornadas e capacitações em administração escolar.