Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, Pedro Codogna vai receber título de Cidadão

por Ramon publicado 19/07/2018 18h50, última modificação 20/07/2018 09h20
Comunicado do Decreto Legislativo foi realizado pelo presidente da Câmara, Wilson Damasceno, e pelo autor da honraria, Cícero do Ceasa

O presidente da Sociedade São Vicente de Paulo em Marília, Pedro Codogna, será reconhecido Cidadão Mariliense. A honraria partiu de projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Cícero do Ceasa (PV). A comunicação oficial e leitura do Decreto Legislativo n.º 393, de 26 de julho de 2018 publicado no Diário Oficial do Município de Marília no último dia 11, aconteceram terça-feira, dia 17, com as presenças do presidente do Poder Legislativo, Wilson Damasceno (PSDB), e vereador Cícero. Codogna, que trabalha desde os 8 anos de idade, ficou muito emocionado com a homenagem.

O momento, registrado pela emissora legislativa TV Câmara de Marília, foi acompanhado pelas filhas do homenageado, Andrea Codogna Fiorini e Adriana Codogna Sigolini, pelo genro Aurélio Fiorini e neta Emanuele, de 11 anos. Também prestigiaram a data especial para a família Codogna o empresário e integrante do Conselho Municipal de Habitação, Luís Eduardo Diaz, e a vicentina Maria Aparecida Prates dos Santos, que estima seu Pedro como um segundo pai.

“Pude ouvir, antecipadamente, toda a trajetória de vida do seu Pedro, relatada pela família, e realmente ele sempre trabalhou para Marília, amparando os mais necessitados enquanto vicentino, ajudando os pobres e em comunhão com toda a sociedade mariliense. Importante testemunhar a felicidade do seu Pedro e de toda sua família”, ressaltou Cícero do Ceasa.

Nascido em Garça, Pedro Codogna vem de uma família que mantinha a produção rural. Após uma crise na produção de café que afetou a principal atividade econômica de seu pai, que além de produtor rural se dedicava ao comércio através de um armazém, a família precisou se mudar para Campinas. Durante cinco anos, seu Pedro passou a trabalhar no comércio de lá até que se mudou para São Paulo, onde desenvolveu atividade profissional numa panificadora. Chegou a gerenciar três padarias em São Paulo até ingressar na companhia paulista de telefonia. Antes de retornar para Marília, se dedicou por quase 10 anos na então embrionária Casas Bahia. Muito querido pela família do proprietário, Samuel Klein, antes de se despedir do emprego ouviu a seguinte frase dos donos: “Pedro, quando quiser voltar, todas as portas das Casas Bahia estarão abertas para você!”. Em Marília desenvolveu-se no ramo da hotelaria, primeiro no hotel Guanabara, depois no Casa Grande, na rua Vinte e Quatro de Dezembro. É casado com a senhora Elite desde o ano de 1971. “O título de Cidadão Mariliense é uma honra muito grande. Sempre gostei de Marília, tanto que sempre voltei para cá”, contou. Antes de fixar residência permanente em Marília, através da atividade no hotel Casa Grande, seu Pedro mudou-se para Bauru, onde exerceu por algum tempo a atividade de caminhoneiro. Há anos se dedica como voluntário na Sociedade São Vicente de Paulo, colaborando com as famílias e pessoas mais necessitadas da comunidade. O mandato como presidente da entidade termina em 30 de setembro. “Senti duas emoções muito fortes, primeiro pela homenagem ao meu pai, um pai maravilhoso, uma pessoa que move montanha para ajudar não só sua família, mas a todos. E segundo porque estou com o coração partido. Estarei me mudando para a Paraíba em breve e nunca fique longe dos meus pais”, comentou a filha Adriana, que dentro de alguns meses fixará residência em Campina Grande. “Estamos felizes e honrados com esta homenagem. Nosso pai se dedica muito pelos mais necessitados”, salientou a filha Andrea, ao lado da sua filha e única neta do seu Pedro, Emanuele.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília: