Princesa Mako de Akishino é reconhecida Visitante Ilustre pela Câmara de Marília

por Ramon publicado 23/07/2018 15h15, última modificação 29/07/2018 10h52
Recepção oficial a neta mais velha do imperador do Japão contou com o presidente da Câmara, Delegado Damasceno, e vereadores José Carlos Albuquerque e Marcos Rezende

O Poder Legislativo de Marília celebrizou a visita histórica da neta mais velha do atual imperador Akihito, do Japão, a Princesa Mako de Akishino, ocorrida na tarde do último domingo, dia 22, reconhecendo Sua Alteza Imperial como Visitante Ilustre. A honraria, concedida pela Mesa Diretora em nome de todos os vereadores, foi passada às mãos da Princesa Mako durante a recepção organizada pela Prefeitura Municipal e Nikkey Clube de Marília no teatro municipal pelo presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno (PSDB).

A cerimônia diplomática foi acompanhada pelo vice-presidente do Poder Legislativo, Marcos Rezende (PSD), primeiro-secretário da Mesa Diretora, José Carlos Albuquerque (PRB) e diversas autoridades, incluindo o prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), vice-prefeito Tato Ambrósio (MDB), secretários municipais, deputado federal Walter Ihoshi (PSD), cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi e várias lideranças da comunidade japonesa de toda a região.

“Vivemos neste domingo um domingo histórico, tendo a honra e a satisfação de receber em nossa cidade a Princesa Mako de Akishino. Visita esta que celebra os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e, ao mesmo tempo, contempla a dedicação da comunidade japonesa à nação brasileira. Os valores trazidos pelos primeiros imigrantes permanecem vivos em Marília, dentro e fora da colônia”, observou o presidente da Câmara. Delegado Damasceno acompanhou com as autoridades presentes as apresentações artísticas que homenagearam a Princesa Mako. Sua Alteza Imperial, que cursou a Universidade de Leicester, na Inglaterra, e concluiu mestrado em artes liberais, plantou um ipê-amarelo no jardim do Paço Municipal em cerimônia para simbolizar os laços de amizades de Marília e o Japão.

“A Princesa Mako conquistou a todos, principalmente por sua simpatia e carisma”, salientou o presidente da Câmara Municipal. Antes de deixar a cidade, com destino a Promissão, Sua Alteza Imperial cumprimentou o público que a acompanhava no jardim da Prefeitura. A visita oficial da integrante da família imperial japonesa ao Brasil incluirá ao todo 14 cidades. Marília, Promissão, Cafelândia e Araçatuba integram o roteiro paulista, assim como São Paulo. Com quase dois milhões de pessoas, a comunidade japonesa no Brasil é a maior do mundo fora do Japão. A última visita de um membro da família imperial a Marília ocorreu em 1958, portanto, há 60 anos, com a vinda de Príncipe Mikasa, irmão caçula do então imperador Hirohito. Na ocasião, também plantou um ipê.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília:

Acompanhe também o evento na íntegra: