Reunião entre Prefeitura, Câmara e Unimed termina com duas opções aos servidores

por Norton Emerson publicado 28/11/2017 13h13, última modificação 28/11/2017 13h13
Representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da diretoria da cooperativa de saúde, decidiram manter o plano antigo, firmado por meio da associação dos servidores e o novo, licitado recentemente

Foi realizada, na manhã desta terça-feira, 28, uma reunião entre Unimed, Prefeitura e Câmara de Marília, que visava uma solução para impasse criado a partir da nova licitação de plano de saúde para os servidores municipais.

De acordo com o presidente da Unimed Marília, Cleber Gustavo Rotoli Baldelin, as duas opções (novo contrato e contrato com a associação dos servidores) serão mantidas, com a diferença que, os servidores que optarem pela adesão ao novo contrato, terão subsídio da Prefeitura de 20% no valor do plano. Já para os que optarem permanecer no plano realizado através da associação dos servidores, não terão este subsídio, por impedimento do Tribunal de Contas.

“Para quem fez a adesão ao novo contrato e quer voltar ao plano antigo, pela associação, ele poderá ser refeito. Estamos atendendo uma solicitação do prefeito e da Câmara de Marília e vamos manter o plano da associação, independentemente do tempo de validade da liminar, buscando atender ao esforço da prefeitura em resolver parte da inadimplência que existia deste plano que foi suspenso. Mais de 70% dos servidores já aderiram ao novo plano licitado, que é completo, totalmente viável e saudável e que, com certeza, irá atender aos servidores durante muito tempo”, disse o presidente da Unimed Marília.

Para o prefeito Daniel Alonso, o servidor terá a opção de escolher qual plano se encaixa melhor em seu orçamento.

“Precisamos ressaltar que houve um empenho muito grande da Prefeitura, Unimed e Câmara de Marília, em proporcionar a todos os servidores e seus dependentes, tanto os ativos como os aposentados e pensionistas, o melhor. Após várias reuniões, podemos entender que, o melhor é proporcionar a opção de escolha entre um ou outro plano. Nós temos uma decisão do Tribunal de Contas que impede a parceria da prefeitura com a Unimed, via associação dos servidores. Por isso, fizemos uma nova licitação. Para aqueles que ainda não fizeram a adesão ao novo contrato, fica facultativo. O servidor escolherá se quer continuar com seu plano vinculado à associação e neste caso irá pagar 100% do valor do plano ou se prefere aderir ao novo contrato, que contará com subsídio de 20% da Prefeitura, em cumprimento a determinação do Tribunal de Contas. Nós pedimos também à Unimed, que prorrogasse o prazo de adesão ao novo contrato, para que o servidor tenha mais tempo para analisar, qual a melhor proposta”, afirmou o prefeito.

O presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno, analisou positivamente o resultado das reuniões.

“Foi uma decisão muito positiva porque não engessa a questão. Pelo contrário, dá liberdade ao servidor que, dentro do seu orçamento doméstico, poderá tomar a melhor decisão. O papel da Câmara e da comissão de vereadores que formamos, foi de interlocução, junto a administração municipal. O prefeito Daniel Alonso sempre esteve preocupado em encontrar a melhor solução para os servidores e a Unimed também entendeu que existem vidas dos servidores e seus familiares envolvidas. Com este acordo firmado hoje, fica aberta a opção para que o servidor decida qual plano aderir”, disse Damasceno.

Embora não tenha declarado oficialmente, a Unimed analisa a possibilidade de prorrogar o prazo de adesão dos servidores, que venceria na próxima quinta-feira, 30, em mais uma semana.