Sessão solene da Câmara de Marília celebrará o Dia da Consciência Negra com homenagens

por Ramon publicado 21/11/2018 16h05, última modificação 22/11/2018 13h59
Celebrada em 20 de novembro, data é alusiva ao líder do quilombo dos Palmares, Zumbi, e se tornou um marco na luta pela igualdade racial
Sessão solene da Câmara de Marília celebrará  o Dia da Consciência Negra com homenagens

Sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra é de autoria do vereador Maurício Roberto

A Câmara Municipal de Marília promoverá na próxima sexta-feira, dia 23, a partir das 20 horas, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Data alusiva ao líder do principal quilombo da época da escravidão no Brasil, Zumbi dos Palmares, é uma referência na luta pela igualdade racial. Cerimônia acontece em cumprimento ao requerimento de autoria do vereador Maurício Roberto (PP) e na ocasião serão homenageadas pessoas e entidades que defendem a igualdade. Solenidade contará com transmissão ao vivo da emissora legislativa TV Câmara.

“O objetivo da sessão solene é em alusão às ações voltadas para a promoção da igualdade racial em nossa cidade, justamente por ocasião da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra. O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e instituído com o objetivo de fazer reflexão sobre a importância do povo negro e sua cultura, das conquistas alcançadas, suas lutas, conflitos e dificuldades atuais que enfrentam desde a colonização do Brasil, mas que também serve para homenagear todos aqueles que, mesmo diante das dificuldades encontradas, lutaram pelos direitos da sua raça e contribuíram na formação e desenvolvimento do nosso país, seja no campo social, econômico, cultural e político, tendo sempre como perspectiva da promoção da igualdade racial”, destacou no requerimento o vereador Maurício Roberto.

Entre os homenageados desta sexta-feira, dia 23, estão lideranças, ativistas culturais e ativistas dos direitos civis, como Edvaldo Pereira dos Santos, Tiago Aparecido de Souza, Sugar Ray Robson Gomes, Elisa Rosa da Silva e Milady Christine Rodella. Durante a solenidade, a brilhante cantora Fernanda Reis se apresentará fazendo uma releitura da música ‘Olhos Coloridos’, de Sandra de Sá. O público que preferir pode acompanhar a sessão solene das galerias, sendo que a cerimônia começará às 20 horas. As transmissões podem ser acompanhadas pelo canal 61.3 do sinal digital aberto, canais 21 do sistema a cabo NET e Life, ou através da internet, pelo canal da TV Câmara no Youtube, na página oficial do Legislativo de Marília ou através da fanpage da Câmara de Marília no Facebook.