Sessão solene presta homenagem aos 90 anos da Brasil II, loja maçônica mais antiga da cidade

por Ramon publicado 16/08/2018 18h19, última modificação 16/08/2018 18h19
Cerimônia acontece às 20 horas desta sexta-feira, dia 17 de agosto, com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara de Marília

A Câmara Municipal de Marília promoverá na noite desta sexta-feira, dia 17 de agosto, a partir das 20 horas, sessão solene em homenagem à loja maçônica Brasil II, considerada a mais antiga maçonaria de Marília. A cerimônia, que contará com transmissão ao vivo e na íntegra pela emissora legislativa TV Câmara, foi sugerida pelo vereador José Luiz Queiroz (PSDB), segundo-vice-presidente da Mesa Diretora da atual Legislatura.

“A sessão solene”, conforme observou o vereador Queiroz no requerimento aprovado em 23 de abril deste ano, “celebrará os 90 anos de história da Loja Maçônica Brasil II, fundada em Marília no dia 13 de julho de 1928, sendo mais antiga do que a própria emancipação político-administrativa da nossa cidade, que se deu no ano seguinte (1929)”, contextualizou Queiroz.

Durante a cerimônia desta sexta-feira, dia 17, os vereadores irão prestar homenagem ao venerável mestre José Luiz Cecolini Perez, autoridade maçônica que representará todos os membros da loja Brasil II.

Conforme explicou o segundo-vice-presidente do Poder Legislativo de Marília, Queiroz, as primeiras reuniões da loja maçônica Brasil II aconteceram em um dos cômodos da residência do maçom Alfeu César Pedrosa, um dos fundadores da loja. “Com o passar dos seus muitos anos de história, tornou-se a loja-mãe de onde saíram muitos irmãos para fundar outras lojas em Marília e em várias cidades do Estado de São Paulo”, disse. A sede da Brasil II fica na avenida Mauá, em frente à Galeria Atenas. A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pela TV Câmara, através dos canais 21 (Life e Net), sinal digital aberto 61.3 ou pelo site da Câmara.