Vereador Danilo da Saúde reivindica reabertura dos ambulatórios médicos de especialidades

por Ramon publicado 06/07/2020 20h30, última modificação 06/07/2020 20h31
Cobrança do parlamentar municipal consta no Requerimento de número 615/2020 e solicita providências urgentes em benefício da população

O Requerimento número 615/2020 de autoria do vereador Danilo Bigeschi PSB, solicita ao Prefeito Daniel Alonso PSDB, providências urgentes para a reabertura dos ambulatórios médicos de especialidades, que faziam exames, cirurgias e consultas com médicos especialistas, como oftalmologia, ortopedia, cardiologia e psiquiatra. “O fechamento dos ambulatórios que estão sob a gestão do município, está gerando sérios problemas, pessoas em estado grave de saúde estão padecendo em suas casas sem atendimento. O município parou de agendar consultas, exames e cirurgias e não está fazendo o acompanhamento desses pacientes. Os hospitais e os profissionais já se organizaram para oferecer esse atendimento com segurança, separando e isolando o local de atendimento do covid”, informou o vereador.

Segundo Bigeschi, a câmara municipal vem recebendo diversas reclamações de pacientes que tiveram suas consultas, exames e até mesmo cirurgias que já estavam agendadas, e que foram desmarcadas e sem previsão de uma nova data. “O município recebeu recursos milionários para organização da rede de atendimento ao covid, para ter condições de continuar atendendo as demais necessidades de saúde de forma segura e responsável. Mas passados mais de 100 dias do início da transmissão do covid em Marília, as pessoas continuam sem previsão de retorno e estão tendo seus problemas de saúde agravados”, disse o vereador Danilo da Saúde.

Os atendimentos de especialidades médicas como, cardiologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, gastrologia, pediatria, entre tantas outras, foram suspensas no início da pandemia e até o momento não houve providências do município para atendimento dessas demandas. “Muito tem sido discutido sobre a reabertura do comércio, que tem fundamental importância para a economia e o combate ao desemprego. Porém temos outros setores que também precisam ser reabertos, em especial na saúde, os óbitos causados por outras doenças superam os provocados pelo covid. Os hospitais já sinalizaram a muito tempo a necessidade de reabrir os ambulatórios e a capacidade de fazer com segurança e proteção aos pacientes. Porém falta gestão no município, gastam mais recursos com publicidade do que com o combate ao covid. Contratam cargos comissionados mas não contratam médicos. E os pacientes que precisam de cuidados estão abandonados a própria sorte”, concluiu o vereador Danilo Bigeschi.