Vereador Marcos Custódio reivindica adicional de insalubridade para motoristas da coleta de lixo

por Ramon publicado 31/08/2018 16h25, última modificação 31/08/2018 16h27
Através de requerimento de autoria do parlamentar municipal pedido é direcionado ao prefeito municipal de Marília, Daniel Alonso (PSDB)

O vereador Marcos Custódio defende o pagamento de insalubridade para motoristas do caminhão de lixo

Requerimento de autoria do vereador Marcos Custódio (PSC) solicita ao prefeito municipal Daniel Alonso (PSDB) que realize estudos para viabilizar o pagamento do adicional de insalubridade para os servidores que realizam serviços de motoristas na coleta do lixo.

“Tal função”, esclarece o parlamentar municipal, “faz com que fiquem expostos aos agentes biológicos presentes no lixo urbano, que podem infectar o organismo através da inalação do ar ambiente. Sendo assim, o motorista do caminhão de lixo urbano também está exposto durante toda a jornada de trabalho à inalação do odor exalado pelo lixo acondicionado na carroceria do caminhão, enquadrando assim sua atividade no Anexo 14 da NR-15 da Portaria n.º 3.214/78, que define entre as atividades insalubres em seu grau máximo, a coleta de lixo urbano. A exposição ao odor e ao gás metano é prejudicial à saúde, podendo provocar doenças graves, como a hepatite e tuberculose, que podem ser transmitidas pelas vias aéreas”, afirmou.

Ainda no requerimento, o de número 917 de 2018, o vereador Custódio considera que o exercício da função de motorista de caminhão de coleta do lixo urbano é suficiente para caracterização da insalubridade em grau máximo, justamente pelo contato permanente do trabalhador com agentes biológicos, independentemente de descer ou não da cabine no transbordo.