Vereador Marcos Rezende recebe nove votos e será o próximo presidente do Poder Legislativo

por Ramon publicado 12/12/2018 16h20, última modificação 12/12/2018 17h06
Vereador Cícero do Ceasa (PV) assumirá vice-presidência. Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marília toma posse em 1º de janeiro
Vereador Marcos Rezende recebe nove votos e  será o próximo presidente do Poder Legislativo

O próximo presidente Marcos Rezende recebe os cumprimentos do presidente Delegado Damasceno ao final da sessão de terça-feira

O atual vice-presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), assumirá a presidência do Poder Legislativo em 1º de janeiro de 2019. Na terça-feira, dia 11, no final do dia, o plenário se reuniu para a eleição da Mesa Diretora do biênio 2019-2020 e Marcos Rezende, que exerce seu terceiro mandato de vereador, recebeu nove votos. O vereador José Carlos Albuquerque (PRB), atual primeiro-secretário da Mesa Diretora, recebeu quatro votos. Apenas os dois vereadores disputaram o cargo de presidente da Câmara Municipal de Marília. Pela legislação atual, somente o atual presidente Delegado Wilson Damasceno (PSDB) não poderia se candidatar. Isso porque o Regimento Interno impede a reeleição para a mesma função, conforme o Artigo 9º: o mandato da Mesa será de 2 anos, vedada a recondução ao mesmo cargo na Legislatura.

Delegado Damasceno exercerá a presidência da Casa de Leis até o próximo dia 31. Ele havia sido eleito para o biênio 2017-2018 em 1º de janeiro de 2017, logo após a sessão que marcou a posse dos vereadores da atual Legislatura. Nessa sessão, a de 1º de janeiro de 2017, tomaram posse o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o vice-prefeito Tato Ambrósio (MDB).

Após a escolha do novo presidente, o plenário escolheu os demais membros da Mesa Diretora: vice-presidente, 2º-vice-presidente, secretário, 2º-secretário, 3º-secretário e 4º-secretário. A composição para o biênio 2019-2020 será a seguinte: presidente Marcos Rezende, vice-presidente Cícero do Ceasa (PV), 2º-vice-presidente Danilo da Saúde (PSB), secretário Evandro Galete (Pode), 2º-secretário João do Bar (PHS), 3ª-secretária Professora Daniela (PR) e 4º-secretário José Luiz Queiroz (PSDB). A posse da futura Mesa Diretora é automática a partir de 1º de janeiro do ano seguinte, ou seja, não sendo necessária a realização de cerimônia específica para formalizar transmissões de cargos, conforme determina o Artigo 14º do Regimento Interno.

O atual presidente, Delegado Damasceno, salientou que exercer a presidência do Legislativo de Marília vem consistindo em uma grande honra. “Quero agradecer a todos e dizer que tive muito apoio nas ruas durante todo este período. Esta Legislatura vem cumprindo um papel diferenciado, vem sendo protagonista e se colocando à disposição da nossa população para o amplo debate. Nunca estive sozinho e tenho a certeza que o próximo presidente, o vereador Marcos Rezende, terá o mesmo apoio”, destacou o presidente Damasceno durante a sessão realizada na terça-feira.

“Quero cumprimentar a nossa cidade, a população de Marília, ao lado do vice-presidente do biênio 2019-2020, o vereador Cícero do Ceasa e demais membros eleitos da Mesa Diretora, sabedores de todas as responsabilidades que recaem sobre os nossos ombros, agiremos com absoluta serenidade, humildade, respeito e ética. A conduta nossa será no sentido de construir dialogando com os Poderes constituídos em nossa cidade, o Executivo e o Judiciário. Com diálogo sempre republicano, diálogo este que possa sempre contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, e principalmente das pessoas que mais precisam. Este será o compromisso e assumo este compromisso porque sei que aqui tem vereadores comprometidos com este pensamento”, declarou o próximo presidente da Câmara Municipal, Rezende, durante entrevista coletiva concedida para imprensa no plenário.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara: