Vereador Mário Coraíni presta homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa

por Ramon publicado 19/06/2019 12h18, última modificação 19/06/2019 12h18
Equipe do parlamentar municipal participou de celebração realizada no Cemitério da Saudade em reverência aos antepassados
Vereador Mário Coraíni presta homenagem aos 111 anos da Imigração Japonesa

Na manhã de terça-feira, dia 18, representantes da comunidade japonesa em Marília realizaram no Cemitério da Saudade a cerimônia de reverência e homenagem aos antepassados defronte ao monumento que é o marco da presença japonesa em Marília desde os primeiros anos da cidade . A solenidade foi conduzida pelo monge Shu Izurahara, da Organização Budista Shinshu Honganji e da Igreja Higashi Honganji.

Após as orações e palavras que lembraram a importância dos antepassados que com muito trabalho  conseguiram dar dignidade e oportunidade de uma nova vida em terras brasileiras aos seus familiares e descendentes, os presentes foram convidados a depositar um pouco de incenso (Kodo) em um pequeno crematório, gesto que simboliza a invocação e a comunicação com o transcendente, purifica o corpo e a mente e traz harmonia para o ambiente.

A cerimônia foi rápida, porém muito significativa, tendo em vista a importância da data e o fato de que em Marília os japoneses foram responsáveis por boa parte das primeiras casas de comércio, principalmente na Rua São Luiz, tradicional centro de compras que contava com inúmeras placas com sobrenomes de origem japonesa.

Para resgatar podem ser mencionados alguns saudosos pontos comerciais que foram muito importantes para Marília são: Casa Okamoto, Confeitaria Tartaruga, Casa Koga, Bazar Ono, Tinturaria Primor, Hotel Osaka, Cerealista Ihara, e as bancas no famoso Mercadão Municipal , entre outros. Na feira-livre de domingo ainda é possível encontrar muitos descendentes que continuam se dedicando à lavoura e ao chamado cinturão verde de Marília, responsável pela produção de verduras e hortaliças.

Descendente da 3ª geração recebe homenagem da Câmara Municipal

Dando sequência à comemoração desta importante data, a assessoria parlamentar do vereador Mário Coraíni (PTB) foi até a empresa SOS Alergia, localizada na Rua 15 de novembro nº 458, para entregar o Certificado de Votos de Congratulações emitido pela Câmara Municipal, em maio deste ano, após requerimento de autoria do vereador em reconhecimento ao trabalho inovador da empresária Sandra Yamashita Matunoshita.

A primeira loja da SOS Alergia foi instalada em Marília onde no fundo deste) mesmo endereço foi a casa de seus avós, Massao e Yukie Yamashita, que chegaram em Marília nos primórdios da cidade e tiveram comércio de Secos e Molhados (Yamashita) no antigo Mercadão. Seguindo a tradição empreendedora dos antepassados, Sandra acaba de inaugurar na cidade de Belo Horizonte a sua 10ª loja no sistema de franquia. Outro fato de orgulho para a cidade e para a própria comunidade é que ela recebeu o Prêmio Mulher de Negócios do SEBRAE SP (2013), onde concorreu com mais de 1300 candidatas e sagrou-se vencedora.

Ao receber o Certificado ela se mostrou bastante emocionada e comentou: “Sou muita grata ao Brasil por acolher meus avós e por oferecer a oportunidade de trabalho, pois foi por meio dele que meus pais puderam estudar e construir suas histórias. Sou grata também a cidade de Marília por me acolher quando tinha apenas 3 anos de idade. Aqui, nesta amada cidade, eu aprendi a ler e a escrever. Fiz amigos, casei e tive meus filhos que são marilienses. Também foi aqui onde aprendi a empreender e onde a SOS Alergia nasceu. Tivemos a oportunidade de ir para São Paulo para fazer nosso negócio crescer muito, mas preferimos ficar aqui na cidade que amamos e perto das pessoas que amamos."  Por coincidência, ou não, neste mês de junho a empresa SOS Alergia completa 15 anos.

Os filhos de Sandra já são a 4ª geração de nikkeis e tudo indica que se depender dos pais, o amor pela cidade e a paixão empreendedora nunca vão se acabar.