Vereadora Professora Daniela pede a realização de capacitação para cuidadoras da rede municipal

por Ramon publicado 15/10/2019 16h52, última modificação 15/10/2019 16h52
Atualmente são mais de 150 cuidadoras que assistem aproximadamente 400 estudantes, sendo 70 com autismo matriculadas na rede municipal

A vereadora Professora Daniela (PL) informou que iniciou o trabalho de articulação junto a Secretaria Municipal da Educação, empresa Conviva e Espaço Potencial para que as cuidadoras da rede municipal de ensino, responsáveis pelo amparo de crianças com necessidades especiais, possam participar de uma capacitação voltada para o aperfeiçoamento na acolhida dos estudantes que apresentam o espectro do autismo. Encontro realizado recentemente reuniu representantes da empresa Conviva, responsável pelas cuidadoras, lideranças do Centro Escola da Secretaria Municipal da Educação e do Espaço Potencial, entidade referência no acolhimento de autistas, traçou as metas da qualificação.

“Reivindiquei este momento justamente porque entendo ser de grande relevância a capacitação dos nossos cuidadores da rede para quem ampliem seus conhecimentos na abordagem junto aos alunos autistas”, contextualizou.

Atualmente são mais 150 cuidadoras que assistem aproximadamente 400 alunos, sendo 70 com autismo matriculadas nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. “Solicitamos que o Espaço Potencial desenvolva um projeto para a capacitação, nos moldes de um workshop e capacitação, para fornecer ainda mais subsídios as cuidadoras sobre como desenvolver o trabalho com estudantes do espectro autista. Entendemos que este encontro foi o pontapé inicial para um treinamento, justamente porque as crianças que apresentam o espectro autista necessitam de abordagem específica”, disse.

A proposta é vista com bons olhos e tem o apoio da Secretaria Municipal da Educação e das entidades envolvidas, incluindo a empresa Conviva. O projeto desenvolvido pelo Espaço Potencial passará pela análise da Secretaria Municipal de Educação. “Reivindicamos mais este importante treinamento justamente para melhoria do atendimento aos alunos”, frisou a vereadora.