Vereadores acompanham lançamento da obra do Sesc de Marília durante solenidade na Prefeitura

por Ramon publicado 20/02/2020 17h51, última modificação 20/02/2020 17h51
Unidade terá mais de 21 mil metros quadrados de construção e serão investidos quase R$ 74 milhões. Término está programado para 2023

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), a vereadora e terceira-secretária da Mesa Diretora, Professora Daniela (PL), e o vereador e segundo-secretário João do Bar (PHS) participaram na manhã desta quinta-feira, dia 20, da apresentação da obra do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Marília. Os vereadores Delegado Damasceno (PSDB) e Mário Coraíni (PTB) estiveram representados pelos assessores Ademir Caetano e Ivan Evangelista Júnior, respectivamente.

O presidente do Sincomércio, ex-vereador e ex-deputado federal Pedro Pavão discursou na abertura, relembrando que há 13 anos esteve em Presidente Prudente para cobrar a instalação de uma unidade do Sesc em Marília. “Presidente Prudente estava ganhando uma unidade, Bauru já tinha a unidade dela e nós, Marília? Cobrei veementemente a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo”, contou. Depois, o ex-vereador fez uma síntese de toda a trajetória até chegar aos dias atuais, com a apresentação da unidade que será construída a partir de agora. Uma maquete eletrônica foi apresentada pela arquiteta e urbanista Christina de Castro Mello, responsável pelo projeto. Uma coincidência histórica e familiar marca esta construção. A arquiteta Christina é filha do arquiteto e urbanista Ícaro de Castro Mello (1913-1986), que assinou o projeto arquitetônico do prédio do Tênis Clube de Marília. Ícaro, além de arquiteto e urbanista, foi esportista chegando a disputar torneios oficiais.

O vice-presidente da Fecomércio, Ivo Dalla’Acqua, discursou na solenidade e até citou uma relação folclórica que existe entre Marília e Araraquara, sua cidade. Ambas tiveram entre os benfeitores iniciais a figura do deputado estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal. “Costumamos dizer que a maior avenida do mundo começa em Araraquara com o nome de Bento de Abreu e termina em Marília, se chamando Sampaio Vidal”.

Dalla’Acqua reiterou o caráter social e inclusivo do Sesc, frisando que a unidade será usufruída tanto pelos 240 mil habitantes de Marília, quanto pela população do entorno, chegando perto de um milhão de pessoas.

O presidente da Câmara Municipal de Marília, Marcos Rezende (PSD), que discursou em nome dos vereadores e do Legislativo, ressaltou os esforços do ex-vereador Pedro Pavão, atual presidente do Sindicato do Comércio Varejista, o Sincomércio, para a concretização de um grande sonho. “Tudo isso para contribuir com uma Marília mais justa e fraterna”, considerou.

O terreno que abrigará a unidade do Sesc de Marília fica entre as ruas Pedro Serem e Antônio Galina, no Portal do Sol, com acesso pela Via Expressa da avenida Sampaio Vidal. O prédio terá mais de 21 mil metros quadrados e o projeto de Christina de Castro Mello foi concebido respeitando não apenas o padrão e a estética que Sesc adota em suas sedes, mas as características locais, como aspectos da flora e geologia marilienses.

Serão investidos quase R$ 74 milhões e previsão de conclusão será no primeiro semestre de 2023. O canteiro de obras começa nos próximos dias.