Vereadores comunicam homenagem ao pediatra Francisco Agostinho

por Ramon publicado 30/04/2019 12h00, última modificação 30/04/2019 12h00
Médico formado pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema) e idealizador do projeto Amor de Criança receberá a medalha de mérito cívico Marília de Dirceu. Vereadora Professora Daniela é a autora do Projeto de Decreto Legislativo
Vereadores comunicam homenagem ao pediatra Francisco Agostinho

De autoria da vereadora Professora Daniela (PR),  Projeto de Decreto Legislativo aprovado de forma unânime pelo plenário da Câmara Municipal de Marília prestará homenagem ao médico Francisco Agostinho. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília, a Famema, em 1975, e com doutorado em Pediatria pela Universidade de São Paulo (USP), doutor Agostinho, como é mais conhecido, irá receber a medalha de mérito cívico 'Marília de Dirceu'. A honraria é concedida para homens e mulheres que desenvolveram grandes feitos em prol da população de Marília. Recentemente, o Poder Legislativo entregou durante sessão solene a medalha 'Marília de Dirceu' para o ex-vereador, ex-deputado estadual e deputado federal Constituinte, Doreto Campanari.

O comunicado oficial da honraria ao idealizador e coordenador do projeto Amor de Criança, que ampara crianças com paralisia cerebral através do AME da Universidade de Marília (Unimar), aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 30 de abril. Acompanharam a autora do Projeto de Decreto Legislativo, vereadora Professora Daniela,  os vereadores Delegado Damasceno (PSDB), Luiz Eduardo Nardi (PR), Maurício Roberto (PP), José Carlos Albuquerque (PRB) e Danilo da Saúde (PSB). O comunicado ocorreu por volta das 9 horas no ambulatório AME, no campus da Universidade de Marília, que abriga o atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Atualmente, 220 pacientes são atendidos semanalmente. "Recebemos crianças de todas as regiões do Estado de São Paulo e até mesmo de outras partes do Brasil", informou o homenageado.

A vereadora Professora Daniela (PR) considerou que a honra maior é da própria Câmara de Marília em reconhecer o mérito do doutor Agostinho, uma vez que o médico colabora para o desenvolvimento e a qualidade de vida de centenas de crianças. "Cada fase em que a criança atendida pelo projeto avança é celebrada, comemorada, pelo doutor Agostinho, este grande médico de nossa cidade", considerou a parlamentar municipal. Nascido em Jaú, Francisco Agostinho decidiu cursar Medicina e no início da década de 1970 passou no vestibular da Famema. Até então, doutor Agostinho não se imaginava morando em Marília, cidade para onde veio justamente para cursar a faculdade. Em 1975 se formou médico e passou a clinicar logo em seguida. Nunca mais se mudou de Marília. "É uma sensação indescritível, uma gratidão imensa receber tamanha honraria. Estou grato a Deus pelo reconhecimento, justamente por mais esta oportunidade e quero agradecer aos vereadores e a toda Câmara de Marília por este momento", afirmou.

A medalha de mérito cívico 'Marília de Dirceu' será outorgada ao médico Francisco Agostinho durante sessão solene programada para acontecer no próximo dia 28 de junho. Esta é a segunda honraria que o Legislativo de Marília entregará ao doutor Agostinho, pois em 2013, por iniciativa do ex-presidente da Câmara de Marília e atual secretário municipal de Esportes e Lazer, Eduardo Nascimento, houve a outorga do título de Cidadão Mariliense ao pediatra. Casado com Marcela Beneditti de Agostinho, o homenageado tem três filhos (Francine, Raquel e Renato) e dois enteados (Luiza e Gabriel). Todo o atendimento desenvolvido pelo projeto Amor de Criança, no ambulatório da Universidade de Marília, é custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o pediatra, algumas famílias de outros Estados, como do Nordeste, se mudaram para Marília por encontrar na cidade o atendimento especializado para seus filhos.