Vereadores da CPI da Carne realizam visita à Cozinha Piloto e conhecem a câmara fria

por alex — publicado 27/03/2018 18h15, última modificação 27/03/2018 18h25
Luiz Eduardo Nardi (PR), Danilo da Saúde (PSB) e Maurício Roberto (PP) conversaram com servidores municipais que trabalham no órgão
Vereadores da CPI da Carne realizam visita  à Cozinha Piloto e conhecem a câmara fria

Os vereadores que integram a CPI da Carne, que apura a perda de alimentos que iriam para a merenda escolar das redes municipal e estadual de ensino, estiveram na tarde desta terça-feira, dia 27, nas dependências da Cozinha Piloto. O órgão, que funciona sob as escadarias do estádio Abreuzão, é responsável por armazenar comidas e produtos que são destinados às refeições escolares. No começo do ano, 7 toneladas de carne se tornaram impróprias para o consumo e a perda do alimento passou a ser investigada pela CPI instaurada pelo Poder Legislativo de Marília.

Participaram da visita técnica na tarde desta terça-feira, dia 27, o presidente da CPI da Carne, vereador Luiz Eduardo Nardi (PR), o relator Maurício Roberto (PP) e terceiro membro Danilo da Saúde (PSB). Os parlamentares foram recepcionados pelo secretário municipal da Educação, Helter Bochi, e seus auxiliares, bem como pelos servidores municipais lotados no órgão. Também acompanharam os servidores o procurador jurídico do Município, Alysson Souza e Silva, e o secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes. Quem também presenciou a visita técnica foi a equipe da Diretoria de Imprensa e Divulgação do Município, incluindo a coordenadora de imprensa e divulgação, jornalista Leniza Almeida.

“CPI não processa ninguém e CPI só ocorre a partir de um fato determinado, e, neste caso, o fato determinado é a perda de 7 mil quilos de carne que deveriam ser destinados para a merenda escolar dos estudantes”, contextualizou o vereador Luiz Eduardo Nardi. Durante a conversa com os servidores, os integrantes da CPI formularam alguns requerimentos verbais e avisaram que, posteriormente, informações serão solicitadas por escrito.

Nardi, Maurício Roberto e Danilo da Saúde estiveram na câmara fria, inclusive foi permitido aos parlamentares que abrissem a porta e verificassem o que havia dentro naquela oportunidade, caixas de carne congelada. A comissão foi informada que, atualmente, o fornecedor de carne faz a entrega ponto a ponta, deixando o alimento nas 112 unidades escolares e instituições que são abastecidas pela Cozinha Piloto. Em casos excepcionais – quando a unidade apresenta qualquer problema para acomodação do alimento – a carne é armazenada provisoriamente na câmara fria. A comissão pretende solicitar a perícia de um técnico em refrigeração e já requisitou informações para diversos órgãos, incluindo CPFL para saber se houve interrupção no fornecimento de energia na Cozinha Piloto entre novembro de 2017 e janeiro de 2018.

“Nosso intuito é buscar todas as informações para encontrarmos as respostas para o que ocasionou a perda de todo este alimento”, ponderou Maurício Roberto. O vereador Danilo da Saúde, relator da comissão, analisou que a visita alcançou resultado positivo e os vereadores foram bem recebidos pelos servidores. “Os servidores foram solícitos e prestativos conosco”, salientou.