Vereadores votam quatro processos conclusos na sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 16

por Ramon publicado 13/09/2019 18h33, última modificação 13/09/2019 18h33
Plenário discutirá projeto que presta homenagem póstuma ao Irmão Jean Paul Lebeau, o Minhão, símbolo do escotismo de Marília

Sessão ordinária começa às 17 horas desta segunda-feira, dia 16

Os vereadores de Marília realizam na próxima segunda-feira, dia 16, a 107ª sessão ordinária da atual Legislatura. A Ordem do Dia será composta por quatro matérias legislativas. A plenária contará com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara e pela emissora de rádio Clube AM.

O primeiro projeto a ser discutido e votado é de autoria da Prefeitura Municipal: substitutivo ao Projeto de Lei nº 124/2019, da Prefeitura Municipal, autorizando o Poder Executivo a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 23 milhões, no âmbito do Programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Em caso de aprovação, os recursos federais serão destinados para a construção de parques e praças e execução de pavimentação e recapeamento asfáltico.

Em seguida, plenário discute o Projeto de Lei Complementar n.º 09/2019, de autoria do vereador Delegado Damasceno (PSDB), modificando a Lei Complementar n.º 13/92 [Código de Posturas de Município], definindo horário para carga e descarga de materiais. O terceiro item da Ordem do Dia desta segunda-feira, dia 16, trata-se de uma homenagem póstuma ao símbolo do escotismo de Marília. O projeto de Lei n.º 95/2019, de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD), presidente da Câmara, denomina praça Irmão Jean Paul Lebeau, o popular Irmão Minhão, o sistema de lazer localizado no triângulo contornado pelas avenidas Cascata, Joaquim Cavina [a Radial Leste] e rua Carlos Botelho, no Cascata, zona Leste de Marília.

“Nascido no Canadá, Minhão, como era conhecido o Irmão Jean Paul Lebeau, chegou no Brasil em início dos anos de 1950. Membro da Ordem do Sagrado Coração, passou por algumas cidades mineiras, lecionando, e se mudou para Marília em 1962”, informou o presidente Marcos Rezende.

Seu nome religioso era Irmão Hermínio e lecionou Química no Colégio Cristo Rei, depois ministrou aulas de Desenho e de Informática. “Além das aulas, assumiu o grupo de escoteiros, e se tornou diretor-presidente do grupo de Marília. Era enérgico e disciplinador, mas também cativante. Conhecia Marília como poucos. Por quatro décadas foi o responsável por excursões que incluíam trechos de 20 quilômetros de caminhada e viagens a remo até cidades vizinhas. Os passeios, que chegavam a durar 25 dias, lhe deixaram familiarizado com cada vale e cachoeira da região. Faleceu aos 9 de setembro de 2017, com 92 anos, em Paraguaçu, de Minas Gerais”, frisou  o presidente e autor do projeto de homenagem póstuma a Minhão. O quarto e último projeto da Ordem do Dia desta segunda-feira é de autoria da Mesa Diretora da Câmara. O projeto de Resolução n.º 8/2019 institui o Sistema de Controle Interno na Câmara Municipal de Marília e dá outras providências. A matéria revoga a Resolução de número 340, de 2015.

A sessão ordinária começa às 17 horas e contará com transmissão ao vivo e na íntegra pela emissora legislativa TV Câmara de Marília, que pode ser sintonizada pelo canal digital aberto 31.2, canais a cabo Life e NET 21 e no canal do Youtube da TV Câmara. Também é possível acompanhar pelo site do Poder Legislativo e pela fanpage da Câmara Municipal de Marília. Quem preferir, pode assistir a sessão das galerias do plenário. A sede do Poder Legislativo de Marília fica na rua Bandeirantes, n.º 25, no centro.