Debate Democrático

por Laperuta Júnior — publicado 11/11/2017 08h05, última modificação 30/11/2017 14h51
Debate Democrático 01

Debate Democrático 01

A TV Câmara de Marília, Canal 61.3 (UHF Aberto e Digital) e Canal 21 (a cabo), estreia nesta quinta-feira, 9, às 20 horas, o programa “Debate Democrático”, com a apresentação do jornalista e diretor de Comunicação Social da Câmara de Marília, Laperuta Júnior. O foco principal do programa é discutir temas do cotidiano com a participação de especialistas e da população, por meio de enquetes, previamente gravadas na cidade. E o tema do programa de estreia é o Bullying, palavra de origem inglesa utilizada para qualificar comportamentos violentos no âmbito escolar, ou não, tanto de meninos quanto de meninas. O tema foi debatido pelos psicólogos, Ana Gláucia Lima e Gilson Cordeiro, ele é psicólogo da rede Municipal de Ensino de Marília e ela tem especialização em Urgência/Emergência, pela FAMEMA (Faculdade de Medicina de Marília). De acordo o jornalista Laperuta Júnior, que estreia como apresentador no canal, as expectativas são as melhores possíveis. “Acreditamos que o programa será muito informativo e ajudará a população de Marília a tirar dúvidas de diversos temas que estão em voga, como o próprio Bullying, que voltou a ganhar repercussão depois do incidente em Goiás, onde um adolescente de 14 anos, se dizendo vítima de Bullying, matou dois colegas de sala”. Ainda segundo Laperuta Junior o programa é voltado a família. “Queremos atingir todas as idades e principalmente passar uma orientação educativa a família mariliense”, ressaltou o jornalista. O programa “Debate Democrático” poderá ser assistido em todas as plataformas digitais da Câmara, na internet, no site da Câmara Municipal de Marília, www.camar.sp.gov.br, no Facebook, na fãpage @CâmaraMarília e no You Tube: TV Câmara Marília, onde programa ficará à disposição para o acesso livre. Além disso contará com as reprises durante a programação da TV Câmara de Marília.Democrático”, com a apresentação do jornalista e diretor de Comunicação Social da Câmara de Marília, Laperuta Júnior.

Debate Democrático 01 - Leia mais…

Debate Democrático 02

Debate Democrático 02

Debate Democrático desta vez aborda o tema Aborto: Legalizar ou Criminalizar? Como debatedores, foram convidados, vereador Marcos Custódio e a coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Luciana Santos. Também foram ouvidos a opinião da população e outros vereadores.

Debate Democrático 02 - Leia mais…

Debate Democrático 03

Debate Democrático 03

#Debate Democrático 03// Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana traz o tema “Reforma Trabalhista”, que já está em vigor desde o dia 11 de novembro. Com os debatedores vereadores Cícero da Silva do PV (Sindicalista) e José Luiz Queiroz do PSDB (Auditor Trabalhista), o programa aborda os dois lados da relação patrão e empregado. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população e captou também as observações do advogado trabalhista, Marco Aurélio Fragoso, que esclareceu diversos temas polêmicos da reforma.

Debate Democrático 03 - Leia mais…

Debate Democrático 04

Debate Democrático 04

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana traz o tema “Estatuto do Desarmamento”, que já está em vigor desde 2003. Com os debatedores vereadores: Delegado Wilson Damasceno (Presidente da Câmara) e José Carlos Albuquerque (PM da reserva) o programa, aborda principalmente a retomada da discussão sobre as restrições de se ter uma arma de fogo no país. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população e captou também as observações dos vereadores José Luiz Queiroz, Marcos Rezende, Cícero da Silva e Maurício Roberto. Não perca e fique por dentro deste debate.

Debate Democrático 04 - Leia mais…

Debate Democrático 05

Debate Democrático 05

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana traz o tema “Ideologia de Gênero”, termo que surgiu com maior destaque em 2014, quando era elaborado o Plano Nacional de Educação, mas até hoje gera muita discussão. Com os debatedores: vereador Marcos Rezende e o professor, mestre em Filosofia, Eloi Maia Oliveira, aborda principalmente a utilização do termo “gênero” nas escolas. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população e captou também as observações dos vereadores José Luiz Queiroz, Marcos Custódio. Não perca e fique por dentro deste debate.

Debate Democrático 05 - Leia mais…

Debate Democrático 06

Debate Democrático 06

Com os debatedores: Psicólogo Terapeuta, João Carlos Teixeira Louro e o Cientista Social, professor do curso Relações Internacionais da Unesp de Marília e doutor em Ciência Política pela USP, Marcelo Fernandes o programa traz opiniões diversas sobre utilização de drogas e até que ponto a “Legalização” seria positiva ou negativa para nossa sociedade. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população e captou também as observações dos vereadores: Delegado Wilson Damasceno, Marcos Custódio, Cícero da Silva e Danilo da Saúde. Não perca e fique por dentro deste debate.

Debate Democrático 06 - Leia mais…

Debate Democrático 07

Debate Democrático 07

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana vai falar sobre “Reforma da Previdência”, que está sendo discutida em Brasília. Com os debatedores: Luiz Antônio Benedito, que é Diretor do Sindfisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e o vereador José Luiz Queiroz, o programa traz opiniões e pontos positivos e negativos da reforma tão polêmica. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população.

Debate Democrático 07 - Leia mais…

Debate Democrático 08

Debate Democrático 08

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana vai falar sobre “Redução da Maioridade Penal”, já que várias PECs (Propostas de Emenda a Constituição) foram apresentadas sobre o tema. Com os debatedores: O advogado Lucas Dantas e o vereador Maurício Roberto (PP), o programa traz opiniões e pontos positivos e negativos da Redução da Maioridade Penal. Nossa equipe foi ás ruas, ouviu a opinião da população. Além de também ouvir o presidente da Câmara Municipal de Marília, Delegado Wilson Damasceno (PSDB).

Debate Democrático 08 - Leia mais…

Debate Democrático 09

Debate Democrático 09

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana vai falar sobre as “gerações” (X, Y e Z), com destaque para geração “Z”. Geração Z - nascidos a partir de 1995: buscam conciliar o trabalho com aquilo que mais gostam de fazer (tem que ser prazeroso); seu pensamento não é linear como o da geração X; tem pressa (tudo precisa e pode ser mais rápido); seu superior tem que provar ser bom para aceitar a hierarquia; e a relação por meios eletrônicos substitui tranquilamente a relação face a face (geração dos fones de ouvido). Com os debatedores: Sérgio Caetano da Silva Junior (Sérgio Silva), psicólogo, mestrando em psicologia da educação, palestrante e professor universitário e Jurandir Gelmi que é graduado em administração de empresas, mas cursa o último ano de Serviços Sociais, trabalha no HCFAMEMA e hoje é secretário do Serviço de Verificação de óbitos e coordenador do projeto “Juventude em Foco”. Nossa equipe também ouviu jovens alunos da escola Amilcare Mattei, que falaram um pouco do seu comportamento.

Debate Democrático 09 - Leia mais…

Debate Democrático 10

Debate Democrático 10

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília desta semana vai falar sobre a atual crise econômica no país e suas consequências. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que pela primeira vez o número de pessoas que trabalham por conta própria ou em vagas sem carteira assinada superou o daqueles que têm um emprego formal. O país encerrou o 4º trimestre de 2017 com um pouco mais 34 milhões de pessoas trabalhando por conta própria ou sem carteira, contra 33 milhões de ocupados em vagas formais. E pra gente fazer uma analise mais detalhada sobre este cenário econômico recebemos dois economistas, o professor Eduardo Rino e consultor financeiro José Mario Rando. Nossa equipe também ouviu algumas pessoas que estão batalhando para escapar da crise.

Debate Democrático 10 - Leia mais…

Debate Democrático 11

Debate Democrático 11

“Debate Democrático” da TV Câmara de Marília fala sobre abastecimento de água e esgoto da nossa cidade. O problema de abastecimento de água em Marília é crônico e perdura por mais de 30 anos. As regiões Sul e Norte são as mais afetadas. A cidade recebeu uma das notas mais baixas no ranking de saneamento básico elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária. Isso porque não tem esgoto tratado. Marília já perdeu mais de R$ 23 milhões reais em desperdício com problemas na elaboração da sonha obra do século, a obra do esgoto. E para debater este tema tão espinhoso, que é abastecimento de água e saneamento básico de Marília recebe hoje, o administrador e ex- diretor do DAEM –Departamento de água e esgoto de Marília, José Carlos de Souza.

Debate Democrático 11 - Leia mais…

Debate Democrático 12

Debate Democrático 12

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate o programa Escola Sem Partido. E para debater este tema tão polêmico eu recebo Diretor Estadual da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Juvenal Aguiar e o teólogo, professor, escritor, integrante do Copem- Conselho de Pastores de Marília, Reverendo Marcos Kopeska. Criado em 2004, o Escola Sem Partido foi transformado em associação em 2015 por Miguel Nagib, Procurador do Estado de São Paulo que criou, coordena e divulga o movimento. Católico, ele afirma que se indignou com um professor de história que comparou Che Guevara a São Francisco de Assis e se inspirou em um site chamado NoIndoctrination.org. Segundo Nagib, os estudantes são prejudicados por serem obrigados a permanecer em sala de aula, enquanto por outro lado, professores se beneficiam dessa condição.

Debate Democrático 12 - Leia mais…

Debate Democrático 13

Debate Democrático 13

Tema é Segurança Pública de Marília no Debate Democrático. Com o Delegado Seccional de Marília Wilson Carlos Frazão e o Comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I), major Marcos Boldrin.

Debate Democrático 13 - Leia mais…

Debate Democrático 14

Debate Democrático 14

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate o “Foro Privilegiado” e as “Instancias Jurídicas”. E para debater sobre estas questões que estão em constante discussão foram convidados, o professor de Ciência Política, da Unesp de Marília, Anderson Deo e o advogado e professor universitário, Danilo Pierote Silva. O foro privilegiado no Brasil é o mais amplo comparado a outros países? Para que realmente serve o foro privilegiado? Da maneira que é hoje, a justiça brasileira, somente pune os mais pobres? E o que fazer para tornar a justiça brasileira mais simples e justa? São perguntas que tentaremos responder.

Debate Democrático 14 - Leia mais…

Debate Democrático 15

Debate Democrático 15

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate o “Temor de uma guerra, terrorismo global. A guerra na Síria, suas motivações. A iminência de uma terceira guerra mundial”. O que podemos fazer? E para debater sobre estas questões foram convidados ao debate, o jornalista e escritor, Eduardo Negrão e o doutor em história, professor de política econômica internacional da Unesp de Marília, Marcos Cordeiro Pires.

Debate Democrático 15 - Leia mais…

Debate Democrático 16

Debate Democrático 16

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate a “Alienação Parental”. Você sabe o que é a alienação parental? Quais os impactos ela pode trazer para a vida da criança alienada? Como a lei se aplica nesses casos? E para debater foram convidadas, a advogada Cleomara Cardoso Siqueira e a Psicóloga do TJ-SP Berenice de Lara. A “Alienação Parental” ocorre quando um casal com filhos se separa, e um dos pais impede o outro de ter contato com a criança ou simplesmente procura maneiras de destruir o laço afetivo construído entre eles. Existe também a Síndrome da Alienação Parental, conhecida como S.A.P, que foi estudada e proposta pelo psiquiatra norte-americano Richard Gardner no ano de 1985.

Debate Democrático 16 - Leia mais…

Debate Democrático 17

Debate Democrático 17

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate, a “Crise da Masculinidade diante da Independência da Mulher”. Com Luciana Santos que é a coordenadora da União Brasileira de Mulheres, ela que participa pela segunda vez do nosso programa e o teólogo, professor, escritor integrante do Copem – Conselho de Pastores de Marília, reverendo Marcos Kopeska que também participa pela segunda vez do nosso programa. Como os homens estão reagindo diante do empoderamento das mulheres? Quais os impactos desse novo comportamento na nossa sociedade? Os homens estão entrando em crise?

Debate Democrático 17 - Leia mais…

Debate Democrático 19

Debate Democrático 19

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate a “Fake News”. Com os debatedores professores em Comunicação Social, Roberto Reis e Christiano Parra Consentino. Você já ouviu falar nas Fake News? Quais suas consequências? Como elas podem influenciar nas próximas eleições?

Debate Democrático 19 - Leia mais…

Debate Democrático 20

Debate Democrático 20

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate, a “Mobilidade e Acessibilidade Urbana”. Com os debatedores Alexandre Santiago (Diretor da AMTU) e Luis Eduardo Dias (Arquiteto Urbanista). É possível facilitar o deslocamento das pessoas? Como fazer para que todos possam se locomover sem restrições? Investir mais em Transporte Coletivo pode ser a saída para um trânsito de melhor qualidade?

Debate Democrático 20 - Leia mais…

Debate Democrático 21

Debate Democrático 21

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate a “Recuperação Judicial e Falência”. Com os debatedores: advogado Bruno Baldinoti e o gerente do CEASA e empresário Átila Colognesi Louzada. Você já ouviu falar em Direito Empresarial? Acredita que ele pode ajudar empresários e trabalhadores na retomada da economia do país?

Debate Democrático 21 - Leia mais…

Debate Democrático 24

Debate Democrático 24

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília debate, o “Analfabetismo Funcional”. Com os debatedores: José Carlos Miguel ele que é Livre-Docente em Educação Matemática, além de ser professor vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP de Marília e o Dr. Dagoberto Buim Arena, ele que também está ligado ao Departamento de Didática e Pós-Graduação da Unesp de Marília e é Doutor em Educação.

Debate Democrático 24 - Leia mais…

Debate Democrático 25

Debate Democrático 25

Programa “Debate Democrático” da TV Câmara de Marília vai debate o tema "Sistema Eleitoral do Brasil". Com os debatedores: Dr. Marcelo Augusto Totti, ele que é doutor em educação, sociólogo e professor do departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp e professor Rafael de Lazari, ele que é professor de Direito Constitucional da Unimar e tem um pós doutorado em direitos humanos pela Universidade de Coimbra em Portugal. Você sabe como são eleitos nossos deputados, vereadores e senadores? Acredita que seja necessária uma mudança no Sistema Eleitoral do Brasil?

Debate Democrático 25 - Leia mais…