Após pedido do vereador Delegado Wilson Damasceno, município vai realizar mutirão de castração animal

por Thais Helena Iatecola publicado 16/12/2025 14h22, última modificação 16/12/2025 14h22
Após pedido do vereador Delegado Wilson Damasceno, município vai realizar mutirão de castração animal

Vereador Delegado Wilson Damasceno solicitou mutirão na 11ª sessão ordinária e prefeitura atendeu; ação ocorrerá em janeiro (Foto: Will Rocha)

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, atendeu solicitação feita pelo vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) no requerimento 694/2025, aprovado na 11ª sessão ordinária deste ano, e realiza em janeiro o mutirão de castração animal. Pedido do parlamentar foi motivado pelo aumento significativo de cães e gatos abandonados no município, o que, segundo ele, exige ações imediatas do Poder Público.

“Fiz o pedido e felizmente o prefeito Vinicius [Camarinha] nos atendeu e em janeiro teremos o mutirão de castração animal. Hoje, os animais errantes acabam sendo castrados graças ao trabalho de protetores, que não medem esforços e dispõem de recursos financeiros próprios, e às doações voluntárias da comunidade. Além do mutirão, é preciso a implantação de um programa permanente de castração de cães e gatos no município. Isso vai colaborar para o controle da população destes animais e de doenças, redução de maus-tratos e de atropelamentos e de fugas para reprodução”, diz o vereador.

Inicialmente, foram divulgadas mais de 400 vagas para o mutirão, preenchidas em poucos dias. Por isso, a prefeitura ampliou o número para mais 100. As castrações serão realizadas no Castramóvel e em breve serão divulgados mais detalhes da ação. “Agradeço ao prefeito por entender essa necessidade e realizar o mutirão e ao trabalho que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, em especial o secretário Mário Rui e sua equipe, tem realizado de orientação pela equipe veterinária, assim como as ações de adoção. O mutirão é um importante incremento e que fará a diferença”, conclui.